Mario Testino abre exposição na Faap

29.07.1998

“As pessoas no Brasil me conhecem só pelos portraits da Madonna e da Diana, mas não é isso que fez meu nome”, avisa Mario Testino nesta entrevista ao Estado. Ele abre hoje, para convidados, a exposição “Fashion Photographs” na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap). A mostra é uma seleção de 114 imagens clicadas nos últimos quatro anos pelo fotógrafo peruano radicado em Londres para editoriais das principais revistas do mundo, como “Vogue” (francesa e americana), “Harper’s Bazaar”, “The Face” e “Visionaire”, e campanhas de publicidade como as da Gucci, Missoni e Versace. As fotos são distribuídas em murais que formam as hastes de uma estrela; nas pontas, dois videowalls exibem outras imagens consagradas em quase vinte anos de carreira.

Sempre de calça esporte, camisa branca ou azul-clara e blazer marinho, Testino remete mais a uma elegância britânica do que sul-americana, com sua pele e olhos claros. “Minha paixão por elegância, estilo e moda vem da minha mãe, que sempre foi chic e adorável”, diz aos 44 anos. O português é fluente – graças às muitas temporadas que passou no Rio, desde a adolescência, e que depois se tornou cenário idílico para fotos publicadas nas revistas “W”, “Allure” e “Vogue”. Muitas delas foram selecionadas para a exposição que, segundo ele, “é uma celebração ao sol e ao sexo”. “Adoro o Rio. É uma cidade linda e ao mesmo tempo urbana e moderna, com uma sensualidade à flor da pele”, diz. Sensualidade é quase um requisito básico no trabalho de Testino: “Felizmente hoje a moda pede um novo chic, um novo glamour que valoriza as formas do corpo, as curvas da mulher”. Em deliciosa entrevista à cantora Madonna, que o catálogo da exposição reproduz em parte, ele se diz fascinado pelas curvas do corpo, que despertam um desejo de tocar que é o mesmo que ele procura passar nas fotos.

Testino lembra que sua mãe dizia que ele era uma pessoa “insuportável”, incapaz de fazer só o que os outros querem. “Sou muito exigente, escolho bem quem eu vou fotografar pois a fotografia é o instante de 1/60 de segundo onde a luz, a maquiagem, a expressão, tudo tem que funcionar – isso na moda é natural, mas com uma grande personalidade tudo fica mais difícil; além do quê, eu amo roupa”.

Simpático, Testino tem em Londres um staff de seis pessoas, entre assistentes e secretária, além de stylists, cabeleireiros e maquiadores com quem sempre trabalha, como Carine Roitfeld que o fez descobrir o seu tipo de mulher. “Gosto desse espírito de equipe, ouço a opinião de todos: é importante cultivar novas pessoas sem perder as referências; o Orlando Pitta, por exemplo, fez seu primeiro trabalho comigo há 15 anos”, conta sobre o cabeleireiro que o apresentou a Madonna e que o acompanha nesta viagem ao Brasil, ao lado de mais seis pessoas – entre elas, Stephen Gan, editor da revista cult “Visionaire”, que assina o projeto dos catálogos da exposição e da coleção de verão da Zoomp, patrocinadora do evento.

Testino sabe temperar esse espírito familiar -“latino”, diz – com sua intuição para descobrir talentos. Até com as modelos é assim: responsável pela ascensão de Shalom Harlow, Carolyn Murphy e Amber Valetta, ou, para citar duas brasileiras, Gisele Bundchen e Fernanda Tavares, ele se transforma em conselheiro tão fiel quanto crítico: “Sou o único que diz a elas o que elas fizeram de errado em um desfile; temos uma relação de total confiança.”

No início, o grande referencial de Testino era o fotógrafo inglês Cecil Beaton: “Ele era um modelo da minha geração, pois além de fazer moda, cobria toda a sociedade de sua época”. Esta influência, somada à de outro ícone fashion, Helmut Newton, resulta no trabalho de Testino, um mix de bom gosto, classe e sensualidade inerentes à cada imagem. A princesa Diana sorriu à vontade para ele meses antes de sua morte, ocorrida há um ano. Patsy Kensit exala prazer na foto em preto-e-branco publicada pela Face. Nas campanhas da Gucci, cada imagem remete a uma cena de sedução. São essas imagens que podem ser vistas até dia 23 na Faap, das 10h às 20h.

Lilian Pacce para O Estado de S. Paulo

Tags:                                                          

Compartilhar