Categorias: Fashionteca Moda

25 anos de Franca Sozzani no comando da “Vogue” Itália

19.08.2013

Franca Sozzani é uma das editoras de moda mais relevantes do mundo. Editora-chefe da “Vogue” Itália desde 1988, ela comemora em 2013 seus 25 anos à frente da revista que é conhecida por ser uma das mais vanguardistas entre os títulos. Bem mais polêmica do que Anna Wintour, sua colega da “Vogue” América, a italiana é famosa pelas ideias ousadas e por pensar em editoriais de moda com fortes conceitos políticos e sociais, quase sempre em parceria com o fotógrafo Steven Meisel.

Fashionteca: conheça os principais stylists internacionais

Formada em literatura e filosofia, Franca passou pela “Vogue” Bambini e pela “Lei” antes de ocupar seu atual cargo. E foi na “Lei” que ela conheceu alguns dos fotógrafos com quem trabalha hoje, como Meisel e Tim Walker. Descobrir e incentivar novos talentos, aliás, é uma das características da editora, que até já abriu as portas de seu escritório pra jovens mostrarem seus trabalhos e é ativa no Instagram (@francasozzani1), onde cria desafios fotográficos pra seus seguidores e escolhe seus preferidos.

Sob o comando de Sozzani, a “Vogue” italiana traz imagens de moda icônicas. Em 2005, por exemplo, ela e Klein produziram o editorial “Makeover Madness“, que mostrava Linda Evangelista como uma obcecada por plásticas e na edição de junho deste ano retomaram o tema transformando Gisele Bündchen em uma aficcionada por tratamentos estéticos, numa clara referência à busca pelos ideias de beleza.

Relembre as 6 capas comemorativas da “Vogue” Itália de julho

E nesses 25 anos não faltaram polêmicas: em 2006 a edição de setembro colocou modelos entre policiais em “State of Emergency“, editorial que remetia aos atentados terroristas de 11/09 nos EUA; também teve editorial sobre a onda de celebridades sendo internadas em clínicas de reabilitação (“Supermodels Enter Rehab“) em 2007; a edição só com modelos negras de 2008, que acabou sendo a mais vendida na história da revista; modelos postando suas fotos em um aplicativo imaginário, remetendo às redes sociais bem na época que os smartphones viraram febre (em 2009); as controversas fotos de “Water & Oil“, que lembravam o vazamento de óleo que aconteceu no Golfo do México (2010) e muito mais!

Aqui na galeria a gente te mostra os editoriais e capas mais marcantes desse período, incluindo a edição comemorativa dos 25 anos de Franca Sozzani, com 6 capas diferentes! Então clica na foto pra saber mais sobre o trabalho dela!

Tags:                                  

Compartilhar