Diretor da Parsons dá dicas pros apaixonados por moda

17.03.2014

A Parsons, localizada em NY!
Simon Collins é diretor de uma da faculdades de moda mais prestigiadas do mundo

Seu sonho é estudar em uma escola de moda no exterior? Que tal a Parsons? Localizada em NY, a faculdade é conhecida por ter formado um seleto grupo de estilistas, como Marc Jacobs, Donna Karan, Alexander Wang e Tom Ford. Interessou? Blog LP foi atrás de Simon Collins, diretor da instituição, que passou pelo Brasil pra dar palestras na feira de estudos G.A.T.E. promovida pelo STB. Ele contou tudo que é preciso saber pra entrar de cabeça nesse mundo e descobrir se a profissão realmente é a ideal pra você. Confere!

Passo a passo curso de verão fora do Brasil pra estudantes de moda!

Vocês recebem muitos brasileiros na Parsons? O que eles tem em comum?
Muitos vem fazer nosso programa de 4 anos, ou então a pós de dois. O que eu considero importante é que eles tenham dentro deles uma curiosidade genuína pelo que está se passando no mundo todo e não apenas no Brasil. É claro que o seu país deve ser importante pra você, mas é preciso sair pelo globo, descobrir o que está acontecendo, aprender com isso e aproveitar esse conhecimento.

Entrevista com o editor de moda Paulo Martinez

Como funciona o processo de admissão dos alunos? O que vocês levam em consideração?
Nós estamos interessados em pessoas que consigam pensar. Você pode não ter um portfólio bacana ou notas boas e tudo bem! O que acreditamos é que esse não é o único modo de avaliar o aluno – queremos entender quem ele é como pessoa. Pra isso criamos o “Parsons’ Challenge” (um desafio que a faculdade propõe aos alunos que se inscrevem, pra eles explorarem criativa e artisticamente algo que geralmente é negligenciado em seu dia-a-dia), porque sentimos que se você consegue fazer algo especial, se tem alguma coisa a dizer, nós vamos ajudá-lo a fazer isso.

Depois de formados, os brasileiros que estudaram na Parsons voltam pra trabalhar no Brasil?
Sei que muitas pessoas vem pra NY e pensam “Vou ficar só durante os 4 anos da formação” e depois acabam ficando mais. Se você ama a cidade, é difícil deixá-la. Aqui você pode fazer qualquer coisa. Se você tem uma ideia, se tem uma paixão… é possível realizá-la.

Que conselho você costuma dar aos seus alunos?
Siga sua paixão. Se você não for superapaixonado, não vai funcionar. Sabe, se está fazendo algo que não gosta, então provavelmente não é pra você! Ache outra coisa… A moda é muito difícil – difícil de entrar, difícil de ficar, difícil de estar no topo. E é assim que deve ser, assim eu espero que seja sempre e qualquer um que pense diferente está errado.

Como você descobriu que a moda era pra você?
Vou te falar a verdade. Poderia te dar uma resposta pronta, mas vou contar o que realmente aconteceu. Quando eu tinha 12 anos, uma menina me beijou e eu adorei! (Risos) Então perguntei o motivo do beijo e ela respondeu que tinha gostado da minha roupa. Foi aí que minha carreira se decidiu. Pensei: “Como posso arranjar um emprego que tenha a ver com como me visto?”, e me tornei estilista. É engraçado, mas ao mesmo tempo se você parar pra pensar… Aos 12 anos minha paixão era tentar beijar meninas e pra fazer isso precisava seguir minha outra paixão que era me vestir bem – e é o que tenho feito desde então!

Tags:                              

Compartilhar