O universo criativo de Dries van Noten numa superexpô

17.03.2014

Tem exposição imperdível em cartaz em Paris até 31/08. É a “Dries van Noten – Inspirations“, no Les Arts Décoratifs, praticamente um caderno de inspirações criativas do estilista usando suas criações e o acervo do museu e de outras coleções, que vão desde tecidos e roupas até obras de arte – tudo in loco!

Quer exemplos? O New Look, de Christian Dior (de 1947) está lá ao lado de uma escultura de Yves Klein e de um look inspirado por eles feito por Dries. Também tem figurino de Jimi Hendrix dividindo espaço com uma jaqueta do rei Luis 15; uma obra de Damien Hirst junto de um longo bordado de Elsa Schiaparelli de 1937; um vestido de YSL inspirado por Picasso com “Taureau“, obra do pintor espanhol de 1945; trabalhos de Victor Vasarely (com vestidos da primavera-verão 2009), Elizabeth Peyton, Francis Bacon (“Retrato de Michel Leiris“, de 1976, inspirou o estilista no outono-inverno 2009/10); e um Bronzino direto do século 16, uma grande fonte de inspiração de Dries – o próprio fez questão da presença dele e a curadora da mostra (e do museu) Pamela Golbin atendeu.

Veja o outono-inverno 2014/15 de Dries van Noten

É como se o visitante entrasse na mente do belga e passeasse pelas referências que permeiam seu trabalho desde que ele fundou a marca homônima, em 1986. Essas referências não são necessariamente literais nem foram pensadas juntas como estão, lado a lado, na montagem da exposição. Mas de alguma forma todas fazem sentido ali, num trabalho de meses que, inclusive, resultou nas coleções masculina e feminina da primavera-verão 2014 do estilista, cheias de reproduções e apropriações de tecidos do século 19 encontradas por ele enquanto vasculhava o acervo do Les Arts Décoratifs.

Aqui na galeria Blog LP te mostra o que está lá – clica na foto pra abrir! E no “GNT Fashion” dessa semana Lilian te mostra tudo em vídeo!

Tags:                                  

Compartilhar