Por trás das câmeras: conheça os principais stylists internacionais
01.02.2013
Karl Lagerfeld/ReproduçãoO universo do stylist é cheio de referências religiosas – não é à toa que ele já trabalhou várias vezes pra Givenchy de Riccardo Tisci… Aqui, a modelo Daphne Groeneveld posa pras lentes de Mert & Marcus, pra 6ª edição da “Love”
Karl Lagerfeld/ReproduçãoPanos Yiapanis é um dos stylists da nova geração. Começou trabalhando com Corinne Day, sua amiga, de maneira totalmente informal, quase como que de brincadeira. Aí Corinne voltou a fotografar pra revistas e a “i-D” a convidou pra um editorial. Ela, por sua vez, fez questão que seu amigo fizesse o styling. Aí foram surgindo diversas propostas (“Vogue” Itália, “Love”, “V Magazine”…), todas marcadas por seu estilo dark, sempre com muito preto. Hoje Paolo faz consultorias principalmente pra marcas masculinas, como Rick Owens e Roberto Cavalli, mas também trabalhou durante muitas temporadas com a Givenchy e até já fez um desfile pra alta-costura da Chanel!
Karl Lagerfeld/ReproduçãoEditorial da edição de setembro da “Elle” América, com styling de Kate Lanphear e seu estilo andrógino
Karl Lagerfeld/ReproduçãoMais um nome que hoje está na “T Magazine”: Kate Lanphear começou sua carreira na moda na “Vogue” Austrália, pra depois voltar pros EUA (seu país de origem) e trabalhar na “Harper’s Bazaar”. Logo foi contratada pela “Elle” em 2008, onde ficou até ano passado. Nessa revista que ganhou fama com seu estilo andrógino e punk, fazendo com que o combo correntes + calça skinny + camiseta ganhasse uma cara nova. Na mesma época, virou queridinhas dos blogs de street style!
Karl Lagerfeld/ReproduçãoAlessandra Ambrósio posou pra “Vogue” Japão no editorial de beleza de dezembro de 2010 – e com looks maxi! Muito dourado, brilho e acessórios poderosos pra combinar com o vestido de paetês
Karl Lagerfeld/ReproduçãoAnna dello Russo é das mais queridas dos fotógrafos, com seus looks exageradérrimos. A italiana é a atual editora da “Vogue” Japão, mas fez escola na “Vogue” Itália, trabalhando com Franca Sozzani. Sua assinatura é o visual maximalista (com pelo menos uma melancia na cabeça ou algo assim), que aparecem nos editoriais da revista e nela própria. Oficialmente, Anna não faz consultoria pra nenhuma marca – mas, dizem, trabalha pra algumas sim (pense em nomes que usam muito ouro e brilho, por exemplo…). É que o contrato com a Condé Nast não permite, então fica tudo em segredo
Karl Lagerfeld/ReproduçãoA última campanha da Miu Miu, com edição de moda de Olivier Rizzo
Karl Lagerfeld/ReproduçãoOlivier Rizzo começou como assistente do estilista belga Walter van Beirendonck. Depois de um tempo, iniciou sua carreira como stylist e consultor criativo, com trabalhos publicados na “Arena Homme Plus”, “i-D”, “Vogue” Itália, “Love Magazine”… Há algumas temporadas ele edita o desfile da Prada – também já trabalhou na Miu Miu, a linha mais jovem de Miuccia – e faz algumas campanhas dessas grifes (as de primavera-verão 2013, aliás, são assinadas por ele). Colabora com Raf Simons há bastante tempo e integrou o time da 1ª campanha da Dior sob a batuta do estilista, além de muitas outras pra Jil Sander
Karl Lagerfeld/ReproduçãoToques surreais nas imagens de um editorial que Camilla assinou pra “V Magazine”, com fotografia de Mario Sorrenti
Karl Lagerfeld/ReproduçãoCamilla Nickerson é outra que começou como modelo, aos 14 anos. Aos 17, ela já tinha mudado de carreira e começado a trabalhar em editoriais na “Vogue” britânica. Depois disso, trabalhou também pra “The Face” e “i-D”, até entrar na “Vogue” América em 1992. Suas referências são pinturas de Oskar Kokoschka e criações de Schiaparelli – Camilla adora toques de excentridade em suas imagens. Como consultora, já trabalhou pra YSL, durante o período de Stefano Pilati, mais Calvin Klein e Alexander McQueen, grife pra qual trabalha até hoje nos desfiles e campanhas
Karl Lagerfeld/ReproduçãoStyling de David pra “Vogue Hommes” Japão, em editorial clicado pro Horst Diekgerdes
Karl Lagerfeld/ReproduçãoDesde os anos 90, David Bradshaw esteve ligado com a moda masculina. Já foi editor da “Arena”, da “Arena Homme +” e da “GQ Style” britânica, e prestou consultoria pra Prada, Miu Miu, Jil Sander, McQueen e Versace. Pra Versace, aliás, trabalha até hoje, nos desfiles masculinos e campanhas. No ano passado, ele lançou sua própria marca masculina, a Hunter Ganther. Neste ano, pretende ampliar a etiqueta e oferecer roupas femininas, móveis e peças de design, além de criar parcerias com jovens estilistas, fotógrafos e outros stylists
Karl Lagerfeld/ReproduçãoNa campanha de primavera-verão 2008 da Marc Jacobs, o fotógrafo Juergen Teller e Venetia Scott colocaram a Victoria Beckham dentro de um sacola! A imagem virou icônica graças ao trabalho conjunto dos profissionais
Karl Lagerfeld/ReproduçãoEx-esposa do fotógrafo Juergen Teller, a stylist Venetia Scott começou na “Vogue” britânica, no comecinho dos anos 90. Ao longo de sua carreira, trabalhou em diversas revistas, como “W”, “Another”, “i-D”, “The Face”, e com fotógrafos como Juergen, David Sims, Corinne Day e David Sims. Desde 1995 presta consultoria pra Marc Jacobs (na etiqueta homônima e na Marc by Marc Jacobs) e faz campanhas como Moschino, Vivienne Westwood, Paule Ka e outras. A partir de 2005, ela também começou a fotografar seus editoriais!
Karl Lagerfeld/ReproduçãoCampanha de outono-inverno 2011/12 da Balenciaga, com edição de Marie-Amélie, a companheira de Ghesquière na casa francesa
Karl Lagerfeld/ReproduçãoMarie-Amélie Sauvé começou na “Vogue” Paris quando tinha 18 anos, no fim dos anos 80. Nessa época, o “look inteiro de uma só marca” reinava, coisa que Marie ajudou a mudar no decorrer de sua carreira por não achar criativo. É ela um dos nomes por trás da Balenciaga – Marie é amiga e stylist de Nicolas Ghesquière desde a entrada dele na grife, em 1997, até a saída em 2012. Colabora com a “Vogue” Paris até hoje e trabalha também pra “Vogue” América e “Interview”. Atualmente, é editora da “W”
Karl Lagerfeld/ReproduçãoChristopher Owens, da banda Girls, posou pra Craig McDean em um editorial com styling de Karl Templer na última edição da “Interview”. Acima, o cantor usa look Dries van Noten da coleção feminina de primavera-verão 2013
Karl Lagerfeld/ReproduçãoKarl Templer começou na “The Face”, no fim dos anos 80, fazendo styling principalmente pra editoriais de moda masculina. A partir daí, conheceu e trabalhou com grandes fotógrafos, de Richard Avedon a Steven Meisel, além de ter passado por revistas como “Arena Homme +”, “L’Uomo Vogue”, “Glamour” França e outras. É um colaborador assíduo da “Vogue” Itália, além de ser diretor criativo da “Interview”. Em matéria de campanhas e desfiles, faz grifes como Louis Vuitton, Valentino, Alexander Wang e Calvin Klein (com quem já trabalha há muitos anos)
Karl Lagerfeld/ReproduçãoExemplo do estilo da stylist (o contraste entre o branco e o preto, o corte de cabelo grafismos…), em fotografia de Steven Meisel e maquiagem de Pat McGrath, na edição 28 da “Visionaire”
Karl Lagerfeld/ReproduçãoBrana Wolf já está nesse ramo há mais de 20 anos e já passou por grandes grifes como Valentino, Dolce & Gabbana e Calvin Klein; e grandes fotógrafos como Inez & Vinoodh, Peter Lindbergh e Steven Meisel. Seu estilo é marcado por uma linguagem gráfica e minimalista, mas sempre glamurosa. Ela também é uma das grandes apoiadoras de jovens estilistas, e trabalhou com o brasileiro Pedro Lourenço e a americana Devi Kroell no começo de suas carreiras. Hoje é editora da “Harper’s Bazaar” americana e consultora criativa da Michael Kors
Karl Lagerfeld/ReproduçãoOmbros marcadíssimos no editorial que a stylist assinou pra “Vogue” Paris, clicado por David Sims. O mais interessante é que a própria Emmanuelle se veste assim!
Karl Lagerfeld/ReproduçãoA atual editora-chefe da “Vogue” Paris, Emmanuelle Alt, começou na “Elle” França nos anos 90, até mudar de revista. Nos anos 2000, ficou mais conhecida por trazer de volta (e inserir em um contexto atual) os ombros marcados e as calças justas, ao lado de Christophe Decarnin na Balmain. A silhueta virou look desejo e fez todo mundo querer – e copiar! -, e ainda aparece em seus editoriais e no jeito que ela mesma se veste
Karl Lagerfeld/ReproduçãoE essa foi a capa, a 1ª de Anna Wintour na “Vogue” América, com o styling hi-lo de Carlyne – top couture Lacroix cheio de pedrarias e jeans Guess!
Karl Lagerfeld/ReproduçãoA francesa Carlyne Cerf de Dudzeele cresceu em Saint Tropez e diz que foi lá que aprendeu tudo que sabe sobre moda. Sua maior escola foi “ver o estilo dos artistas, escritores e atores que viajavam pra lá, a forma como misturavam a alta-costura com o básico” – e é justamente essa sua maior marca, o hi-lo. Começou na “Elle” francesa nos anos 70, depois foi pra “Vogue” América em 1985 e, inclusive, foi ela quem fez o styling da 1ª capa de Anna Wintour na revista, em 1988, com a modelo Michaela Bercu usando um top couture Lacroix e jeans Guess. Steven Meisel é seu parceiro profissional de longa data e seu trabalho aparece nas páginas da “W Magazine”, “Vogue” Itália, “V Magazine” e outras
Karl Lagerfeld/ReproduçãoJoe também foi consultor da Versace por muito tempo, assim como na Calvin Klein. Aqui, clique de Bruce Weber de 96, quando a etiqueta ainda estava sob o comando de Gianni, onde vemos a mistura da estética homoerótica do stylist com a pegada sexy da grife… Caliente!
Karl Lagerfeld/ReproduçãoJoe McKenna é outro nome marcante da indústria. Escocês, ele começou nos anos 80 fazendo editoriais pra “The Face” e, com isso, conheceu o fotógrafo Bruce Weber, um de seus maiores parceiros profissionais. Em 1986, mudou-se pra NY e começou a trabalhar com Calvin Klein e Bruce, injetando a estética supersexy, ousada e de pegada homoerótica que virou uma característica da grife. Também já teve sua própria revista – de apenas 2 números lançados, 1 em 1992 e outro em 1998. A “Joe’s” é uma relíquia! Hoje é editor chefe da “T Magazine”, além de fazer campanhas (Loewe primavera-verão 2013, Versace outono-inverno 2012/13) e editoriais pra “Vogue” Itália, “V Magazine”, “Arena Homme +”…
Karl Lagerfeld/ReproduçãoEnninful foi um dos responsáveis pela 1ª edição só com modelos negras da “Vogue” Itália, em julho de 2008. Ele fez o styling dos editoriais da revista, que foi sucesso absoluto de vendas e rendeu imagens incríveis. Na foto, Sessilee Lopez clicada por Steven Meisel
Karl Lagerfeld/ReproduçãoEdward Enninful foi descoberto pelo stylist Simon Foxton no metrô de Londres, aos 16 anos, por conta de seu estilo. Virou modelo pra um editorial da “i-D”. Continuou nessa carreira até os 18, quando virou editor da revista britânica – o mais jovem a alcançar esse posto. É um dos stylists que exercem maior influência hoje em dia, pelas colaborações na própria “i-D”, na “Vogue” Itália e América, mas principalmente por seu trabalho na “W Magazine”, na qual é diretor de moda desde 2011. Seu foco são editoriais e campanhas pra marcas como Dior, Gucci, Armani e Mulberry
Karl Lagerfeld/ReproduçãoEditorial da “Vogue” América com styling de Grace, na edição de fevereiro de 2011 – com várias modelos, como ela gosta!
Karl Lagerfeld/ReproduçãoGrace Coddignton é a mulher que está ao lado de Anna Wintour há mais de 20 anos na “Vogue” América. Ela começou sua carreira como modelo nos anos 60. Com o tempo, recebeu um convite pra trabalhar na “Vogue” britânica como editora e aceitou, ficando lá até se mudar pra NY em 1987 pra trabalhar como consultora criativa na Calvin Klein. Ficou na marca apenas por um ano e entrou em seu posto atual. É a responsável pelas histórias mais incríveis da “Vogue” americana, sempre com “flores, jardins ingleses, alta-costura, castelos, inocência, cabelos loucos e nostalgia”, como a própria já declarou
Karl Lagerfeld/ReproduçãoDuas campanhas do período de Melanie Ward com Helmut Lang em sua grife homônima: a foto da esquerda é de 1995, clicada por David Sims, e da direita é de 1996, por Bruce Weber. A marca tinha uma estética bem artsy (alguns anúncios nem mostravam roupas, como na 1ª imagem) e artistas sempre participavam das campanhas, seja posando, como Louise Bourgeois, ou com imagens, tipo Robert Mapplethorpe
Karl Lagerfeld/ReproduçãoMelanie Ward é um dos principais nomes do styling. Foi ela que ajudou a mudar a cara da moda de rua de Londres no fim dos anos 80 e começo dos 90, com sua interpretação do grunge. Ao lado dos fotógrafos Corinne Day, Nick Knight e David Sims e tendo a modelo Kate Moss como musa, criou a estética de uma geração. Também é reconhecida pelo trabalho que fez ao lado de Helmut Lang (quando ele ainda desenhava pra sua marca). No fim dos anos 2000, criou sua própria linha de roupas, a Blouson Noir, e atualmente faz styling de desfiles e campanhas (como o da Versace de primavera-verão 2013), além de ser editora da “Harper’s Bazaar” americana
Karl Lagerfeld/ReproduçãoNaomi Campbell foi fotografada por Mert & Marcus pra 3ª edição da “Love”, a revista de Katie Grand. Ela, que fez o styling do editorial, ama colocar modelos nuas nas fotos – até Beth Ditto já posou como veio ao mundo na capa da 1ª edição
Karl Lagerfeld/ReproduçãoKatie Grand hoje é mais famosa por ser a criadora da revista “Love”, que fundou em 2009. E é ela quem participa de algumas das imagens mais incríveis do mundo fashion atualmente, com trabalhos assinados pra sua revista e “Vogue” Itália, “Visionaire” e outras. Sua história começou nos anos 90, como uma das fundadoras da “Dazed & Confused”. Por conta desse trabalho, a Bottega Veneta a convidou pra renovar a imagem da grife no fim dos 90. Daí, surgiram trabalhos pra Prada, Miu Miu, Loewe, Christopher Kane e Louis Vuitton (Katie trabalha pras duas últimas marcas até hoje)
Karl Lagerfeld/ReproduçãoUi! Campanha da Gucci (sob direção criativa de Tom Ford) de outono-inverno 1996/97, com styling de Carine e fotografia de Mario Testino, mostrando o estilo supersexy pelo qual o trabalho dela ficou conhecido
Karl Lagerfeld/ReproduçãoCarine Roitfeld virou uma das stylists mais conhecidas do grande público. Ela começou na moda como modelo mas logo virou freelancer, trabalhando pra “Elle” França e, nos anos 90, pra Gucci – ao lado de Tom Ford (então estilista da etiqueta) e Mario Testino, ajudou a mudar a imagem da marca com a estética que a consagrou, o “porno-chic”. Antes de ir pra “Vogue” Paris, foi editora da “Glamour” francesa e, hoje, edita sua própria revista “CR Fashion Book”, faz consultoria pra grifes (como Givenchy e Chanel, por exemplo) e é a atual diretora de moda global da “Harper’s Bazaar”
Você já deve ter ouvido falar de Carine Roitfeld, Grace Coddington e Anna Dello Russo, editoras de moda e stylists que viraram verdadeiras celebridades, fazendo de parceria de roupas e maquiagem e até lançamento de livro. Elas, figuras do backstage da moda, ganham cada vez mais visibilidade – os blogs de streetstyle, por exemplo, ajudam muito nisso, fotografando seus looks durante as semanas de moda – mas muita gente ainda tem dúvida sobre o que exatamente um stylist faz.
Basicamente, existem 3 “tipos”: aqueles que trabalham em editoriais de moda e campanhas, responsáveis por escolher as roupas, montar os looks e tudo mais no que diz respeito às peças, de acordo com o tema dado e discutido com o diretor de arte e o fotógrafo. Grace Coddington, da “Vogue” América, e Joe McKenna (“Vogue” Paris, “V Magazine” e outras) são alguns exemplos.
Outro papel que podem desempenhar é o de consultor de alguma marca, trabalhando com os estilistas. Ele integra o time desde o começo de uma coleção, trazendo referências e ideias, ou então mais no fim, pra “juntar” as partes formando um todo consistente. Edita os looks (o que vai e o que não vai pro desfile), dá sugestões (“tal saia podia ficar mais interessante em amarelo e não em verde, ou com outro tecido”) e arruma tudo do jeitinho que vai aparecer na passarela. Carine Roitfeld é um dos maiores exemplos: ao lado de Tom Ford e Mario Testino na Gucci dos anos 90, mudou a imagem da grife.
E, por fim, o stylist também pode ser um personal stylist, escolhendo as roupas que as celebridades vão usar em eventos, estreias e até mesmo no dia a dia. Ele pensa, junto com a pessoa famosa, em qual imagem pública ela quer passar. Rachel Zoe é a mais famosa, tendo clientes como Anne Hathaway e Demi Moore. Um exemplo de impacto atualmente é Nicolas Formichetti e seu trabalho com Lady Gaga – e o gagaísmo virou tendência de tão forte, né?
Na galeria, Blog LP te mostra os principais nomes da indústria internacional, contando um pouco de suas carreiras e trabalhos. Clica na foto pra conhecer ou saber um pouco mais sobre cada um!