Categorias: Fashionteca Moda

Por trás das câmeras: conheça os principais stylists internacionais

01.02.2013

Você já deve ter ouvido falar de Carine Roitfeld, Grace Coddington e Anna Dello Russo, editoras de moda e stylists que viraram verdadeiras celebridades, fazendo de parceria de roupas e maquiagem e até lançamento de livro. Elas, figuras do backstage da moda, ganham cada vez mais visibilidade – os blogs de streetstyle, por exemplo, ajudam muito nisso, fotografando seus looks durante as semanas de moda – mas muita gente ainda tem dúvida sobre o que exatamente um stylist faz.

Olé! Maximalismo de toureiro, a tendência que vem direto da Espanha

Basicamente, existem 3 “tipos”: aqueles que trabalham em editoriais de moda e campanhas, responsáveis por escolher as roupas, montar os looks e tudo mais no que diz respeito às peças, de acordo com o tema dado e discutido com o diretor de arte e o fotógrafo. Grace Coddington, da “Vogue” América, e Joe McKenna (“Vogue” Paris, “V Magazine” e outras) são alguns exemplos.

Outro papel que podem desempenhar é o de consultor de alguma marca, trabalhando com os estilistas. Ele integra o time desde o começo de uma coleção, trazendo referências e ideias, ou então mais no fim, pra “juntar” as partes formando um todo consistente. Edita os looks (o que vai e o que não vai pro desfile), dá sugestões (“tal saia podia ficar mais interessante em amarelo e não em verde, ou com outro tecido”) e arruma tudo do jeitinho que vai aparecer na passarela. Carine Roitfeld é um dos maiores exemplos: ao lado de Tom Ford e Mario Testino na Gucci dos anos 90, mudou a imagem da grife.

E, por fim, o stylist também pode ser um personal stylist, escolhendo as roupas que as celebridades vão usar em eventos, estreias e até mesmo no dia a dia. Ele pensa, junto com a pessoa famosa, em qual imagem pública ela quer passar. Rachel Zoe é a mais famosa, tendo clientes como Anne Hathaway e Demi Moore. Um exemplo de impacto atualmente é Nicolas Formichetti e seu trabalho com Lady Gaga – e o gagaísmo virou tendência de tão forte, né?

Katie Grand também fez parceria de acessórios – com a Holger!

Na galeria, Blog LP te mostra os principais nomes da indústria internacional, contando um pouco de suas carreiras e trabalhos. Clica na foto pra conhecer ou saber um pouco mais sobre cada um!

Tags:                                                                                        

Compartilhar