A reitora da Central Saint Martins no Brasil!

25.02.2015

Anne Smith, reitora da Central Saint Martins (a faculdade de onde saíram inúmeros talentos como John Galliano, Alexander McQueen e Stella McCartney), vem ao Brasil pra participar da 2ª edição do G.A.T.E. (27/2 a 1/3), feira de intercâmbio promovida pelo STB – Student Travel Bureau no JK Iguatemi, pra falar, gratuitamente, na palestra Provocações do Design. E a gente foi atrás da Anne pra saber o que um estudante precisa ter pra entrar na Saint Martins e se tornar um bom estilista – confira!

Vocês recebem muitos estudantes brasileiros na Saint Martins?
Os estudantes brasileiros não procuram muito a graduação oferecida pelo curso de moda da Central Saint Martins de um modo geral, mas por outro lado, a procura dos cursos de férias é bem numerosa! E os brasileiros possuem algumas características em comum: são enérgicos, dinâmicos, engajados, extrovertidos e apaixonados pelo que fazem.

O que você leva em consideração na hora de selecionar seus estudantes?
Na hora da seleção, procuro por alunos que tenham habilidades em desenho, saibam sobre tecido e se divirtam ao manuseá-lo, possuam um bom senso do que é contemporâneo, sejam disciplinados e apaixonados por moda. Os brasileiros devem passar por todo o processo de seleção, que é igual pra qualquer aluno que resolva estudar na Saint Martins [tem que escolher o curso no site, enviar um e-mail com portfólio, um currículo e uma redação sobre você]. A única diferença é que tem que ter um diploma [IELTS], que atesta o conhecimento na língua inglesa.

Vocês tem alguma bolsa de estudos específico pros alunos da América do Sul?
Nós não temos um fundo específico pros alunos da América do Sul, porém aceitamos os estudantes do “Ciência Sem Fronteiras“.

Relembre: a coleção “feia” de Yves Saint Laurent

Como o ambiente de Londres contribui pra formação dos estudantes?
O ambiente de Londres influencia positivamente por ser uma cidade internacional, com grande acesso a várias culturas, onde a diversidade é encontrada em todo lugar. Temos uma enorme quantidade de informação disponível, com várias galerias e museus pra visitar, sem contar na quantidade de estilistas estabelecidos em Londres que costumam dar palestras pros nossos alunos. Também existe a facilidade de ir pra Paris de trem, que é um enorme campo de pesquisa.

Os alunos resolvem continuar em Londres após a formação ou retornam pros seus países?
Os alunos que finalizam a graduação enfrentam problemas em ficar em Londres e procurar emprego, por conta da dificuldade em conseguir um visto permanente. Geralmente acabam voltando pro seu país de origem.

O que um estudante deve fazer pra virar um bom estilista?
Primeiro de tudo, deve ter mente aberta e saber absorver o que o ambiente à sua volta tem pra oferece. Tem que ser corajoso, gostar de desafios, entender muito bem de cores e tecidos, se comunicar bem e saber como fazer networking.

Qual conselho você costuma dar aos seus alunos?
Sempre digo aos meus alunos que um estudante que possui a vontade de ser um bom estilista precisa ter um senso de responsabilidade, deve saber como o mercado da moda afeta o meio ambiente e o que podemos fazer pra diminuir esse impacto. Ter respeito pelo trabalho das outras pessoas é outro conselho que dou.

Confira fotos do desfile de Barbara Casasola, que já foi estudante da Saint Martins

Você conhece algum estilista brasileiro?
Conheço a Barbara Casasola e o Lucas nascimento, que já foram nossos estudantes na Saint Martins. O trabalho da Barbara é bem sofisticado, elegante e fácil de vestir, já o Lucas sabe trabalhar bem as cores, é tudo bem limpo e moderno. Recentemente descobri o estilista Fernando Cozendey [o estilista expôs em Londres as peças do seu desfile “Oceano“, e o evento aconteceu em paralelo com a Semana de Moda de Londres], que tem um trabalho gráfico muito louco e bonito, e a representação dos animais nas roupas é incrível! Conheço a moda sustentável do Oskar Metsavaht [Osklen] e conheço também o Bruno Basso da dupla Basso & Brooke.

Tags:                                        

Compartilhar