6 marcas de slow-fashion que você precisa conhecer

29.03.2016

O slow-fashion é baseado na produção desacelerada, com respeito ao tempo de confecção e às condições de trabalho de quem está envolvido. E muitas marcas que são “slow” acabam utilizando noções de sustentabilidade e, por geralmente serem pequenas, estão mais próximas do seu consumidor final!

Relembre os indicados ao prêmio Ecoera com várias marcas sustentáveis!

E este segmento atrai cada vez mais gente interessada em consumo consciente, fazendo muito sucesso nas mídias sociais, principalmente no Instagram. Então selecionamos marcas que trabalham com “slow-fashion” para você conhecer outro jeito de fazer e consumir moda – confira!

Doisélles: A marca de Raquell Guimarães é inteira idealizada em tricô e crochê. Sua oficina é uma penitenciária de segurança máxima onde ela tem um projeto chamado Flor de Lótus, que contrata mão de obra presidiária (um projeto de reinclusão social em que os detentos tem salário, redução da pena e auxílio às famílias). A Doisélles faz essas pessoas utilizarem seu tempo pra algo que lhes dá retorno e capacitação profissional!

raquell@doiselles.com.br

Coletivo de Dois: Hugor Mor e Daniel Barranco começaram fazendo peças com retalhos. Só que como usaram suas referências estéticas nesse processo, o resultado ficou entre os anos 80 e muita estampa coloria! A marca conta apenas com os dois estilistas, que começaram o ateliê faz menos de um ano mas já estão em várias feiras de rua de SP expondo seu trabalho. Tudo é pensado no cenário sustentável, até as sacolas – que são de papel kraft reutilizado das modelagens que eles fazem no ateliê!

ocoletivodedois@gmail.com

Gioconda Clothing: A marca de lingeries e roupas de ficar em casa (que, aliás, são lindas demais pra ficar em casa) detém todo o processo de criação e desenvolvimento das peças. Ele é artesanal, em escala pequena, com todos os materiais certificados de matéria prima brasileira. Além disso, a Gioconda prega um conceito bom do ócio – do tipo “pega leve, não se estresse tanto”! E o “slow” vai até na forma como entregam as peças aos correios: de bicicleta! Além de, claro, entrega de bike não poluir!

contato@giocondaclothing.com.br

Terra da Garoa: Carolina Biaggi e Fernanda Capellini acreditam que, a cada peça que elas produzem, transmitem um pouco delas mesmas. A marca não produz nada em larga escala e o conceito de CO2Control é empregado, fazendo com que toda a produção seja pensada de maneira eco. Inclusive, ela foi uma das finalistas do prêmio Ecoera de 2015!

contatoterradagaroa@gmail.com

Karmen: A marca é preocupada com o descarte e desperdício têxtil e utiliza tecidos de qualidade que o mercado não quer mais. Sendo assim, a criação fica por conta do tecido encontrado, garantindo peças em número limitado e roupas que duram mais. E além disso a Karmen tem um design superurbano, cheio de estilo, e peças unissex pra todo mundo poder usar!

contato@karmen.com.br

Anas: Faltou uma opção pra sapatos, certo? A Anas, marca carioca comandada por Beth NoronhaCiça Friedheim, tem o formato de produção artesanal e toda uma identidade brasileira nas peças: flats, espadrilles, sandálias que são a expressão da mulher carioca. É uma coleção planejada pra ser usada 24h por dia, 7 dias por semana. Ah, a Anas vai vender na Blaiz (e-commerce europeu que reúne marcas da América do Sul) no próximo verão! Slow-fashion está crescendo mesmo!

contato@anas.com.br

Tags:                                                                            

Compartilhar