Farm, do Rio pros EUA e pro mundo!

17.03.2019

Você sabia? A Farm está crescendo: em maio ela abre uma loja em NY, e nesse mês de março já começou a funcionar a venda online nos EUA, parceria com a Shopbop (que é a varejista de moda online da Amazon)! É uma notícia e tanto, que vem depois de uma grande crise econômica que prejudicou várias outras marcas brasileiras com mais tempo de existência do que os 21 anos dela. O endereço na Big Apple, que fica no Soho, conta com 250m² em projeto do designer Marcelo Rosenbaum com o escritório Renata Gaia Arquitetura, e vai trazer uma coleção especial que junta hits atualizados da história da Farm mais peças de marcas amigas como Ju Gastin, Leo Neves e Haight. Outra ação bem bacana relacionada à loja de NY é o projeto One For One Tree Campaign, em parceria com a One Tree Planted: cada compra vai gerar uma árvore plantada pela Farm!

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A grife também está presente em corners das 20 maiores lojas da Anthropologie nos EUA. “Pretendemos ser uma multinacional de moda com a abertura de pelo menos três lojas por ano nos próximos 5 anos nos EUA. Europa e Ásia também são possibilidades”, conta Marcello Bastos, sócio-fundador. Uau! A gente entrevistou a diretora criativa Katia Barros pra saber mais. Vem conferir!

O que você acha que mais agrada o público dos EUA na Farm, levando em consideração o que vocês já fizeram por lá?
Com certeza as estampas e o nosso colorido. Acho que o lifestyle carioca é muito desejado e, em nós, essa identidade é muito legítima. A naturalidade do Rio é única. Acredito que o bom resultado que a gente já tem com a Anthropologie e com a Adidas, por exemplo, é também em função da proposta de estilo, afinal de contas, traduzimos nosso comportamento carioca numa proposta de estilo colorida, despojada, alegre, feminina.

A faixa de idade e o estilo de vida do público-alvo da Farm no exterior vão ser os mesmos do Brasil?
Cada vez mais, a idade importa menos. Vale o espírito de vida, a idade emocional… A gente diz que o nosso público alvo é no age. Na verdade, é você se identificar com uma proposta muito mais do que relacionar isso à idade que você tem. Basta ter esse espírito alegre e de bem com a vida.

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Vocês vão reforçar a origem da Farm, sendo uma marca brasileira e carioca?
Com certeza, sempre e para sempre! A gente tem muito orgulho de ser uma marca brasileira e temos muito orgulho do Brasil e do Rio de Janeiro.

Como vocês vão fazer isso?
Sempre nos inspirando nas nossas origens, na nossa cultura, na nossa natureza. Essa sempre vai ser a nossa fonte de inspiração e isso aparece na curadoria de estampas, no projeto de arquitetura da nossa primeira loja em NY, quando convidamos o Marcelo Rosenbaum que tem uma identidade brasileira muito forte, na curadoria musical…

A Anthropologie está sendo uma grande parceira na entrada de vocês no mercado americano. Por que ela?
Porque tem uma identificação de imagem e de marca pra uma menina mais romântica. A Farm tem muitas meninas, né? A Anthropologie tem essa feminilidade que também temos, além das cores, das estampas, de detalhes. Tenho uma memória emocional com ela: quando comecei na moda, era uma marca que sempre olhava admirando muito e pra mim foi especial essa parceria, assim como Adidas, Havaianas… É muito lindo realizar sonhos!

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Vocês têm um plano de expansão ambicioso para os próximos 5 anos. A crise no mercado brasileiro não atrapalha?
A crise, pra nós, foi difícil e dura, mas nos organizamos muito melhor com ela. A crise dá a oportunidade de estruturação e de estudo de mercado e, hoje, estamos saindo muito melhor dessa crise. Estamos com resultados maravilhosos no Brasil e por conta desses resultados a gente tem a estrutura e a possibilidade de expandir.

Farm chega nos EUA – e a gente mostra a coleção que vai pra lá aqui na galeria!
O estilo de vida carioca vai conquistar os americanos!
E, claro, destaque pras estampas
Vestidos leves, delícia!
A coleção é formada por hits da história da Farm
Qual roupa da Farm que você mais curtiu?
Uma profusão de cores deliciosa
Olha uma das estampas, bem tropical
Também tem vestido longo
Ombrinho de fora…
Crochê e camiseta!
Olha a Mariane Calazan
Curtiu?

Qual é a sua dica de ouro para quem está começando um negócio agora e quer ser tão bem-sucedido quanto a Farm?
Primeira coisa: gente. Cuide das pessoas que estão perto de você. Sem pessoas boas ao lado, ninguém vai a lugar nenhum. Ah! E deixe-as mostrarem seus talentos e exercerem o seu melhor. Não exija de alguém o que essa pessoa não pode dar. Essa é a maior besteira que um líder pode fazer. A segunda coisa é: faça a diferença no mundo. O mundo já tem muita coisa, o mundo está lotado, então faça a diferença e faça com alma. Sem alma, não tem solução.

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