Categorias: Foto & Arte Moda

Exposição sobre a moda e o tempo comemora 150 anos do Met em NY!

03.01.2020

O museu Metropolitan de Nova York comemora 150 anos em 2020 com exposição sobre moda e o tempo!

Eu contei pra vocês sobre duas exposições de sapatos que estão rolando na França e na Alemanha. Mas a exposição de moda que mais agita o mercado é sempre a do Metropolitan Museum of Art, o Met, em Nova York, que começa logo após o evento mais esperado do ano, o Met Gala, em 4/5/2020. Depois do tema “camp” de 2019, o curador Andrew Bolton promete provocar com um assunto que comemora 150 anos do museu: “About Time: Fashion and Duration” (“Sobre o Tempo: Moda e Duração”).

Em tempos de sustentabilidade e reflexão sobre o valor do que vestimos, é interessante aproveitar a data comemorativa para falar sobre a moda em si e sua evolução através dos tempos. São mais de 160 peças do vestuário feminino, de 1870 (ano da fundação do Met) até os dias de hoje, e o mais interessante também é ver como isso vai aparecer nos looks do tapete vermelho mais famoso da moda.

“Sobre o Tempo: Moda e Duração” faz uma reflexão sobre a moda em si

O conceito de ”duração” do filósofo alemão Henry Bergson norteou Bolton na curadoria. É por isso que peças pretas representarão uma linha cronológica da moda, mas serão exibidas ao lado de peças brancas que foram criadas antes ou depois de seu par preto, mas se relacionam a ele pela forma, material, padrão, técnica ou detalhamento. No final da exposição, uma parte dedicada ao futuro da moda, associando o conceito de “duração” com a questão da sustentabilidade e longevidade das roupas.

Andrew Bolton, curador do Costume Institute do Met desde 2006

Além da filosofia, a literatura também tem seu papel na mostra. O escritor Michael Cunningham, que ganhou o prêmio Pulitzer de ficção em 1999, assina uma crônica inspirada nos romances de Virginia Woolf. O texto conta o dia de uma mulher colocando em evidência o conceito de “duração “ – percorrendo 150 anos de história da moda. 

A cenografia é de Es Devlin, que já criou vários desfiles para a Louis Vuitton, como esse de outono-inverno 2016

“Sobre o Tempo: Moda e Duração” vai ter ambientação criada pela artista e cenógrafa Es Devlin, que já produziu o cenário de shows de gente como Beyoncé, Lorde, Kanye West e U2, além de várias passarelas da Louis Vuitton, que patrocina o evento com apoio da Condé Nast e, claro, de Anna Wintour. Agende-se: vai de 7/5/2020 a 7/7/2020.  

Tags:                        

Compartilhar