Bate-papo com Felipe Oliveira Baptista e mais da coleção da Lacoste

27.04.2012

Felipe Oliveira Baptista, o português de 37 anos que assumiu a direção criativa da Lacoste em 2010, veio ao Brasil pra divulgar a coleção de primavera-verão 2012 da marca desfilada na Semana de Moda de NY que desembarca por aqui em agosto. Blog LP encontrou com o estilista e bateu um papo sobre projetos futuros e carreira. Felipe diz que já encontrou seu equilíbrio na Lacoste e que “agora há menos novidades do que nas 1ªs criações. É possível ver os resultados anteriores e analisá-los”. Pra ele, foi um desafio ficar à frente do crocodilo, já que “a marca tem uma grande dimensão e era necessário trazer algo novo sem perder a essência da grife”. A saída? Criar peças com uma pegada mais urbana pra serem usadas no dia-a-dia e não simplesmente no esporte!

Blog LP conversou com Katie Maconie, designer de sapatos, durante o MTP
Felipe Oliveira Baptista e mais famosos no aniversário da “Vogue” Brasil

A coleção lançada segue essa ideia e é inspirada na clássica camiseta pólo que se transforma em vestido e outras peças ganhando novas formas, recortes e cores – olha o color blocking aí! Há também traços de militarismo – como nos casacos de tecidos impermeáveis com botões e jaquetas verde musgo – e roupas com estampas geométricas, sendo que o destaque nos acessórios é a bolsa Cathy, remetendo às sacolas de golfe. Mas e sobre a grife Felipe Oliveira Baptista? Fomos mais longe na conversa e aproveitamos pra perguntar mais sobre a marca homônima e outros assuntos:

Você tem pretensão de trazer a Felipe Oliveira Baptista pro Brasil?

Gosto muito do Brasil! Adoraria trazer a marca pra cá e até já pensei nisso. Mas há muitas taxas de importação, o que dificulta a vinda dos produtos. Além disso, o público está acostumado a comprar marcas mais conhecidas como Versace e Gucci.

E a ideia de Felipe Oliveira Baptista pros homens, já passou pela sua cabeça?

(Risos) Já! Era um projeto que tinha em mente, mas aí veio o convite da Lacoste e acabou não acontecendo. Quem sabe, daqui algum tempo…

Você tem experiência na Semana de Moda de Paris e na Semana de Alta-Costura. Quanto tempo demora pra ser feita cada uma dessas coleções?

Depende: em geral, as coleções de prêt-à-porter demoram de 4 a 6 meses pra ficarem prontas. Já a de alta-costura é bem relativa, ela pode ser feita em até 3 semanas!

Você já fez parcerias com a Uniqlo e Nike. E pra Lacoste? Já tem alguém em mente pra se juntar à marca?

Uma das próximas colaborações é com os Irmãos Campana, que provavelmente vão criar um bordado e uma estampa (eles já trabalharam juntos, lembra?).

Seu mural de inspirações é a parede do seu ateliê, onde você vai colando diferentes imagens de referência. Mas o que você nunca pregaria lá?

Não há nada que eu não pregaria… Na moda não há regras, o que é feio ontem é bonito hoje, e vice-versa. A moda é justamente o que não está na moda!

Confira mais da coleção de primavera-verão 2012 da Lacoste na galeria!

Tags:                                      

Compartilhar