Em novo livro, Tom Ford revê sua trajetória desde a Gucci até seu próprio império na moda!

14.12.2021

Reprodução

“Tom Ford 002” é o novo livro do estilista norte-americano publicado pela editora nova-iorquina Rizzoli

Depois de 17 anos do primeiro livro, o estilista norte-americano Tom Ford, de 60 anos, revê sua história no novo “Tom Ford 002“. As imagens retratam a era do estilista depois de sair da Gucci e da Yves Saint Laurent e fundar sua própria marca em 2005, com roupas e acessórios até editoriais de moda e campanhas carregadas de erotismo, clicadas por fotógrafos renomados como Inez & Vinoodh, Nick Knight, Mert & Marcus e Steven Meisel.

Para acompanhar essa coletânea imagética com mais de 400 páginas, os textos são assinados por ícones do jornalismo de moda: Anna Wintour, editora-chefe da “Vogue” norte-americana; Bridget Foley, editora executiva do jornal “Women’s Wear Daily“, e Graydon Carter, ex-editor da “Vanity Fair“. Em entrevista para o lançamento, Tom declarou que pagou US$ 90 mil por um vestido que ele mesmo criou em seus tempos na YSL: “As roupas não deveriam ser descartadas“, disse. Atento a questões ecológicas, desde 2017 ele é vegano em defesa da causa ambiental, influenciado pelo documentário “What The Health” (Netflix).

Tom e o marido Richard Buckley, que morreu em setembro

Tom foi fundamental na revitalização da Gucci, da qual se tornou diretor criativo em 1994. Quando o grupo de luxo Kering comprou a Yves Saint Laurent em 1999, ele assumiu seu comando criativo até que, em 2004, deixou o grupo para fundar, no ano seguinte, sua própria marca. Hoje a Tom Ford (moda e beleza) está entre as 25 etiquetas mais valiosas do mundo segundo o FashionUnited Index 2020.

Publicidade
Publicidade

Desde 2019, ele é presidente Council of Fashion Designers of America (CFDA), onde comanda a premiação anual, o CFDA Awards . Sua paixão pelo cinema o levou a estrear como diretor em 2009, com o filme “Direito de Amar“, com Colin Firth, que ganhou o prêmio Bafta de melhor ator. Em 2016, lançou o longa-metragem “Animais Norturnos“, estrelado por Amy Adams e Jake Gyllenhaal. Em setembro de 2021, o jornalista Richard Buckley, seu parceiro da vida, morreu, deixando Tom e o filho Jack, de 9 anos. Eles moram na Califórnia e Tom preserva a imagem do filho: “Sou muito privado”. O livro traz a primeira foto pública de Jack, feita 4 anos atrás: “Assim ninguém vai reconhecê-lo”, diz.  “Tom Ford 002” está disponível por US$ 135 em sites especializados. E pode ser um presentão de Natal hein!

Tags:          

Compartilhar