Em entrevista coletiva mundial, Dior anuncia: vai ter desfile da coleção cruise na Itália!

22.06.2020

Foto Divulgação

Desfile cruise 2020 da Dior, que aconteceu no palácio El Badi, em Marrakech, ano passado

Em alguns países, a vida vai encontrando o “novo normal“. Na moda, acredito que a experiência será cada vez mais “figital” (mix de física com digital). Hoje, 22/06, por exemplo, direto de Paris, a Dior promoveu uma entrevista coletiva com o ceo Pietro Beccari e a diretora criativa Maria Grazia Chiuri, que reuniu 600 jornalistas do mundo todo às 9h30 (horário de Brasília) para falar sobre semanas de moda e desfiles, especialmente o desfile da coleção cruise 2021.

Previsto para 9/05, o desfile foi incialmente adiado devido à pandemia do coronavírus. A coleção cruise das marcas de luxo é uma das que tem sido mais questionadas na “nova era”, uma vez que é apresentada em algum lugar específico no mundo, o que implica deslocamento e viagens de todos os envolvidos, especialmente convidados. Questões de sustentabilidade ambiental à parte, essas coleções costumam por uma lente sobre a cultura do local eleito e pra esta temporada a Dior já havia escolhido a cidade de Lecce, na região italiana da Puglia. Hoje a marca francesa anunciou que haverá sim desfile na praça central de Lecce em 22/07.

Foto Divulgação

A coleção cruise 2021 da Dior será desfilada nesta praça em Lecce, na Itália, em 22/07

Além de ser a cidade do pai de Maria Grazia, a ideia é fomentar o artesanato e a economia local num dos países mais atingidos pelo Covid-19, incentivando otimismo em momentos difíceis. “A coleção envolve o trabalho da comunidade local, uma maneira de mostrar a outras comunidades do mundo todo a importância do trabalho manual“, disse Chiuri. Entre as parcerias artísticas, Chiuri trabalhou com Marinella Senatore, uma das artistas previstas na programação paralela da 34ª Bienal de SP este ano.

Sendo Christian Dior uma marca que surgiu no pós Segunda Guerra (eu te conto neste vídeo) e ditou moda com seu New Look, a pergunta sobre a responsabilidade de criar um novo “new look”, pós-pandemia, era inevitável para Chiuri: “Claro que me sinto responsável e o Pietro me lembra desta responsabilidade o tempo todo. Mas acredito que a moda vai além da roupa e vamos trabalhar vários aspectos”. O desfile será real mas sem plateia e, claro, com direito a nova coletiva online ao final. “Onde com certeza estarei chorando de emoção”, avisa Chiuri. A transmissão ao vivo você assiste aqui. Fica ligado!

Divulgação

Pietro Beccari e Maria Grazia Chiuri durante a coletiva on line transmitida de Paris

Tags:                  

Compartilhar