Dobradinha dos homens do LVMH com a Nike: Kim Jones e Virgil Abloh!

02.06.2018

Os dois já fizeram parcerias com a Nike antes e agora estão no olho do furacão, prestes a estrear em novos cargos: Kim Jones na Dior Homme e Virgil Abloh na Louis Vuitton masculina (justamente o ex-emprego de Kim), com desfiles marcados pra próxima Semana de Moda Masculina de Paris que rola a partir de 19/06. E não é à toa que a marca de sportswear os convida pra assinarem coleções focadas em futebol, de olho na Copa do Mundo da Rússia que começa em 14/06!

Veja também: a temporada internacional de moda masculina vai ferver!

A de Kim, que é bem focada no preto, tira inspiração no punk dos anos 70 e 80 (o estilista é fã e colecionador de Vivienne Westwood vintage, sabia?). Ele também deve ter recebido uns conselhos do amigo David Beckham… O tênis vai fazer bastante sucesso, é uma mistura da chuteira Mercurial com 3 dos preferidos dele: Footscape, Vandal e Air Max 97. O híbrido e o resto da coleção-cápsula, chamada “Football Reimagined”, chegam nas lojas no dia 7/06. Será que aqui no Brasil também já chega nessa data? A ver!

A de Virgil, que faz parte da série bem-sucedida Off White x Nike e é batizada de “Football, Mon Amour”, explora as tipografias dos uniformes de futebol com seus patrocinadores estampados. O quadriculado é um aceno ao time da Croácia; o leão e o acréscimo das cores azul e laranja são uma homenagem à seleção da Holanda, conhecida como a Laranja Mecânica. Ou seja, ele mostra que é bem fã, por dentro do assunto, né? As peças chegam um pouco depois, no dia 14/06, mesmo dia do primeiro jogo da Copa desse ano – e provavelmente vão evaporar das prateleiras.

Veja também: o Converse transparente de Virgil Abloh chegou no Brasil!

Aproveitando: essa coisa das parcerias da Off-White com a Nike que trazem palavras escritas em caixa alta, como é o caso do “LOGO” nas novas camisetas, já virou uma marca registrada. Só que recentemente a designer Elisa van Joolen, que coincidentemente é holandesa, veio a público pra contar uma versão, no mínimo, instigante da origem desse estilo. Ela disse que na primavera de 2017, foi contactada pela Off White pra criar tênis pra eles e a coisa não foi pra frente. Mas depois, viu o conceito que desenvolve no seu projeto Invert Footwear desde 2013 reproduzido de maneira um tanto simplória pela Off White. É que ela tem essa piração de reconstruir tênis do avesso: “Desse jeito, convido todos a encararem esses sapatos com novos olhos, independentemente de suas marcas originais e campanhas de marketing que os acompanham. E mais, o processo de inverter revela as costuras que estão normalmente escondidas dentro dos calçados. Essas costuras foram feitas por trabalhadores nas fábricas e revelá-las faz com que o papel desses trabalhadores no processo de produção seja posto no foco”. 

Nesse processo, coisas que são escritas na parte de dentro do tênis, como “Amostra, propriedade da Nike, não é permitida a revenda”, viram um detalhe importante do design. Adivinha quem já escreveu “Amostra” (sample em inglês) num tênis? Adivinha com qual fonte? Hum… Confira mais na galeria e tire suas próprias conclusões.

Tags:                                          

Compartilhar