China, Índia e Japão nos sonhos e looks de Saint Laurent

13.10.2018

Um ano depois de abrir as portas, o museu Yves Saint Laurent de Paris inaugura sua exposição temporária. Saem os looks que formavam uma retrospectiva com figurinos de época e obras e de arte e entra “L’Asie Rêvée d’Yves Saint Laurent”, ou A Ásia Sonhada por Yves Saint Laurent, em cartaz até 27/01/19. Tudo a ver com o universo do estilista que, desde que abriu sua própria maison, em 1962, olhou pro Oriente.

Confira também: Musée Yves Saint Laurent Paris abre suas portas!

O curioso é que, mesmo com toda a fascinação, ele raramente viajava pros lugares que o inspiravam. Saint Laurent só foi à China em 1985 – pra inaugurar uma exposição sobre seu trabalho em Pequim -, apesar de desenhar roupas inspirado naquele país desde os anos 70. São esses looks, especialmente da coleção de outono-inverno 1977/78 que estão dispostos nas primeiras salas da mostra, ao lado de roupas de época como a capa de seda brocada do século 18, da dinastia Qing, que pertenceu ao bailarino Rudolf Nureyev.

Assista: Lilian conta 70 coisas sobre Saint Laurent

Também tem caixas de laca chinesa, vaso de porcelana, um disco de jade da cultura Liangzhu (cerca de 3.000 anos antes de Cristo!), a porta de um palácio do Rajastão, mais acessórios indianos e quimonos do período Edo do Japão. Saint Laurent e seu sócio Pierre Bergé tinham muitas coisas do tipo em sua grande coleção de arte, vendida em 2009 no que ficou conhecido como o leilão do século (te contamos aqui!). O trabalho da curadora Aurélie Samuel foi encontrar objetos parecidos no acervo do museu Guimet, de arte asiática, e de colecionadores particulares.

A coleção de 400 bijoux Yves Saint Laurent

Todos eles ajudam a traçar um paralelo entre as referências do estilista e os looks de alta-costura pra entender melhor como era seu processo criativo. Na galeria de fotos acima você passeia pela expo e vê mais exemplos desse diálogo!

Aurea Calcavecchia, nossa infohunter, direto de Paris

Tags:                                    

Compartilhar