Chanel é acusada de plágio e… reconhece!

16.12.2015

Depois de apontarem que alguns daqueles suéteres estilo Fair Isle que desfilaram no pré outono-inverno 2016/17 da Chanel (aqueles com uma padronagem bem característica que por aqui a gente chama de suéter da vovó) seriam uma cópia, a grife fez o que ninguém esperava. No lugar de aguardar o processo judicial, ela simplesmente admitiu que os modelos específicos são muito próximos (pra não dizer idênticos) aos de Mati Ventrillon. Mati é uma estilista especializada nesse tipo de padrão em tricô que mora, adivinha, em Fair Isle no Reino Unido. A casa francesa, que poderia ter simplesmente alegado que esse tipo de padrão é de domínio público, diz que vai incluir o crédito “Mati Ventrillon design” em seu material de divulgação relacionado aos suéteres. É que, se você comparar, eles são mesmo muito iguais aos de Mati…

Relembre o desfile da Chanel de pré outono-inverno 2016/17, que rolou em Roma

Quem 1º colocou a boca no trombone – ou melhor, no Facebook – foi a própria estilista, que publicou fotos de comparação na rede social com o seguinte texto: “Endosso ou plágio? Mais cedo nesse verão duas pessoas do staff da Chanel visitaram Fair Isle e compraram algumas das minhas peças de arquivo com o discurso de que essas peças eram pra pesquisa, eu especificamente disse que as venderia pela reputação da casa Chanel e não esperava que eles copiassem o desenho.”

Outro caso complicado foi o que envolveu Isabel Marant, lembra?

E daí pra mensagens de apoio espalhadas pelo Facebook e Twitter foi um pulo. A Chanel ainda divulgou que “reconhecemos que essa situação foi resultado de um defeito de seu time e apresentamos nossos desculpas. A Chanel ainda reconhece a herança e o know-how de Fair Isle. A Chanel deseja enfatizar que a casa é extremamente atenta em termos de respeitar a criatividade, seja a sua própria ou de outros.” É o poder do “vou xingar muito no Twitter”? O que importa é que a marca ganhou pontos com a atitude pró-ativa de resolver o problema, nem sempre presente entre suas colegas… Clique na foto pra acessar a galeria e conferir a comparação.

Tags:                

Compartilhar