Categorias: Casamento Moda

Casamentos menores e fora de SP são tendência

24.05.2013

Menos é mais nos casamentos brasileiros. A grande tendência são festas mais fechadas e, de preferência, fora da sua cidade ou mesmo do Brasil! O motivo pode ser econômico: “Uma festa em SP hoje é duas vezes mais cara do que há 4 anos. Se a gente for olhar pros últimos 10 anos, o valor quadruplicou”, conta Paula Frederico, assessora de casamentos com 10 anos de mercado, focada na classe AA. Ana Maria Carvalho Pinto complementa: “O casamento fora implica em um número menor de convidados, sai mais em conta que uma festa em SP e vira um programa pra um feriadão, um fim de semana…”. “Você precisa ter consciência de que isso poder virar um ônus pros convidados. Tem casais que arcam com a hospedagem, outros não, e algumas noivas, entendendo isso, chegam a abrir mão dos presentes, considerando a presença como o presente dos convidados”, completa Paula.

Veja uma seleção de lingeries pra noite de núpcias

Ana Maria Carvalho Pinto vê essa diminuição de convidados como a volta de um padrão antigo de festas, feitas pros amigos próximos e família. Isso se reflete no altar, com “o hábito de colocar menos padrinhos – posicionados nos primeiros banco da igreja, como é na Europa, e não no altar”, e até no bolo: “Fiz o meu 1º casamento com naked cake (bolo sem cobertura, que deixa o recheio à mostra) há 2 anos. É um bolo gostoso, apetitoso, e não só um visual. O bolo de pasta americana começou porque é um jeito de fazer algo muito decorado sem desmoronar. Ela segura a estrutura, mas também deixa o bolo mais duro. O naked tem uma cara de bolo de vó, mais acolhedor”. Rita Lima completa: “Voltou a tradição de colocar todo mundo sentado à mesa, os bolos e doces mais naturais, mais gostosos. Hoje são menos convidados, mas o casamento é mais completo, dá pra focar em detalhes. Também voltam os carros antigos, agora com algum amigo dirigindo”.

Tutorial em vídeo ensina um make pras mães dos noivos

Marcia Possik, da Marriages, levanta outra novidade bacana: os pipoqueiros! “Sempre tem um pipoqueiro perto de igreja, e os convidados acabam correndo pra ele quando termina a cerimônia. Agora, como os noivos já sabem disso, contratam os carrinhos pra ficarem à disposição e oferecem a pipoca em embalagens personalizadas”. Entre os doces ainda reina o bem-casado, mas ele divide espaço com balinhas de coco (Danielle Andrade é a mais bombada na capital paulista) e o sucrier, uma espécie de alfajor embrulhado como lembrancinha (feito pela doceria de mesmo nome, a Sucrier). E sabe aquela moda de objetos de prata e lembranças supertrabalhadas? Esqueça! “As pessoas estão procurando usar o orçamento de forma mais racional, até porque a inflação de casamentos não tem proporção, não segue nenhum índice de correção”, lembra Marcia. No bar, a caipirinha foi trocada pelos “drinques com champanhe“, segundo Rita. Na pista, “as sapatilhas são as novas Havaianas“, conta Ana Maria.

Veja ainda as novidades direto da feira Casar 2013

E com tanta experiência em festas, vale prestar bastante atenção nas dicas das assessoras na hora de escolher o look! “As noivas têm mania de colocar um salto muito alto e logo não aguentam, correm pras sandálias de dedo e o vestido fica arrastando. Aconselho saltos mais baixos, porque esse é o tipo de festa em que a noiva fica muito de pé, mais do que em todas as outras que ela for, então é importante um sapato confortável”, explica Rita. Outro problema é o tomara-que-caia: “Teoricamente nem pode na cerimônia religiosa! Você precisa estar com os ombros cobertos. Mas além disso, existe o problema da noiva emagrecer na última semana e não apertar o vestido. Aí fica caindo, precisa subir toda hora, é feio. É sempre desconfortável, por mais bonito que seja”, diz Ana Maria. Ainda sobre o decote, Marcia lembra que “ele nunca fica 100%, especialmente se a noiva tiver seios grandes”, seguida por Paula, que volta ao problema do religioso: “Algumas igrejas católicas estão implicando”.

Na galeria você vê mais detalhes que estão com tudo nos casamentos e outras dicas! Clique na foto pra acessar.

Ana Maria Carvalho Pinto: (11) 3078-4988
Marriages: (11) 3885-1554
Paula Frederico: (11) 3078-4133
Rita Lima: (11) 5523-1252

Tags:                                  

Compartilhar