A calça feminina mais antiga da Levi’s

Divulgação
A calça "Viola", com uma foto de sua dona e o nome dela escrito à mão no forro do bolso: história em forma de jeans da Levi'sPróxima Ver mais fotos
A calça "Viola", com uma foto de sua dona e o nome dela escrito à mão no forro do bolso: história em forma de jeans da Levi's

A Levi’s acaba de adquirir uma peça cheia de história pro seu acervo. É uma calça jeans que foi usada por Viola Longacre, que estudava pra ser professora em Fresno, Califórnia, e morreu aos 100 anos em 2014. E o motivo do anúncio é a raridade dessa peça: ela foi uma das 1ªs produzidas pela marca pra mulheres, na primeira metade da década de 30, em um tempo que era raro ver uma mulher de calça, quanto mais de calça jeans. O primeiro lançamento da Levi’s pra elas foi em 1934 e tinha como diferença na modelagem uma cintura mais alta e menos tecido na coxa.

Veja também: a importância do 501 da Levi’s no mundo da música!

Porém Tracey Panek, a historiadora residente da Levi’s, afirma que Fresno, tendo uma cultura essencialmente agrícola na época, não acharia essa procura por uma roupa mais prática pra vida ao ar livre tão estranha quanto o Leste norte-americano. A revista “Vogue” até deu o lançamento em 1935, mas foi só partir dos anos 50 e 60 que o uso do jeans entre elas ficou mais generalizado. Ajudou o fato de Marilyn Monroe usar um par de Levi’s em seu último filme, “Os Desajustados“, de 1961.

No desafio #umapeçaparatodos, a gente escolheu uma jaqueta jeans! Vem ver!

Não anunciaram o preço pago pela raridade. Agora o jeans se chama Viola, em homenagem à sua dona original, e bate a data do jeans feminino mais antigo nos arquivos da Levi’s, o Harriet, que era de 1938. O jeans masculino mais velho no acervo é de 1879.

Tags:                

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Escolhas da Lilian

Comentários via Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas