Balenciaga na alta-costura?

07.12.2012

Uma sessão de perguntas e respostas no consulado francês em NY com François-Henri Pinault, o presidente do grupo PPR, rolou nessa quarta de 5/12, disparou uma nova onda de boatos. Isso porque a PPR é dona da Balenciaga, e François-Henri falou sobre a entrada de Alexander Wang no posto de diretor criativo. Olha só:

“Queremos continuar a construir. Decidimos com Nicolas [Ghesquière] que era hora de seguir por caminhos diferentes. Depois de 15 anos, foi uma decisão nobre. Estávamos procurando por quem poderia assumir o comando da direção criativa. O jeito que fazemos isso é passando um tempo entendendo quem é, e não o que é, a marca – esse ‘ser humano’. E queremos continuar o que foi construído por Nicolas, de verdade. Alexander Wang é jovem e tem uma cultura bem universal. Ele é americano com raízes chinesas. Sua família fica em Xangai. Ele tem um talento muito grande não somente quando pensamos em produtos acessíveis – seu talento também pode ser adaptado pra couture na Balenciaga. Será um grande desafio pra ele. Gosto do fato dele ser jovem e com base em NY, e portanto vamos ter mais exposição de marca pelo mundo. Alexander tem essa marca contemporânea incrível sob seu nome e ela não tem nada a ver com a Balenciaga. Nós não vamos mudar algo no nosso posicionamento. Temos que passar bastante tempo determinando onde a marca está e onde queremos ficar em termos de ser muito moderno e vanguarda, mas ainda influenciados pela rua. Nicolas foi um dos melhores nisso.”

A palavrinha couture ali no meio que causou frenesi entre alguns fashionistas. Eles entenderam que existe a possibilidade da Balenciaga (re)entrar pro seleto grupo de grifes da Semana de Alta-Costura de Paris, e lançar coleções de alta-costura além das de prêt-à-porter. Nossa opinião? O pessoal está pirando: François-Pinault disse couture no sentido da Balenciaga ser mais “de ateliê” que a marca própria de Wang, e não necessariamente deu pistas a respeito de planos futuros da maison. Mas, vai saber – fica aí a informação pra você chegar nas suas próprias conclusões…

Tags:          

Compartilhar