Categorias: Moda

Babado na gala do Metropolitan

03.05.2009

ReproduçãoAnna Wintour, a anfitriã

Depois de anos de puro glamour, a festa de gala da principal exposição de moda do museu Metropolitan, de NY, acontece em clima nebuloso nesta segunda-feira, dia 4. A mostra “The Model as Muse: Embodying Fashion” faz uma homenagem às musas e modelos, como o título diz. A idéia original era lembrar também grandes musas das artes em geral, da Grécia Antiga a Picasso, mas acabou se reduzindo às modelos dos últimos 50 anos. Dizem que a culpa é de Anna Wintour, anfitriã poderosa da mostra, que preferiu focar no poder da beleza contemporânea e nas vendas de sua “Vogue” América, deixando a história para trás.

Outra de Anna seria seu empenho em promover grandes anunciantes. Ela estaria designando qual a marca que celebridades e diretores do museu devem usar. O movimento é tão forte que o showroom desses anunciantes ficou aberto durante todo o fim-de-semana para o vaivém dos convidados. Uma top fashionista incluída na lista de Anna foi demovida de seu desejo de usar um Madame Grès vintage e vai ter que ir de Dolce & Gabbana. A única marca que está liberada é Marc Jacobs (e Vuitton, consequentemente), mesmo assim só pra tops e celebs oscarizáveis.

Além disso, as coisas estão tão difíceis que, em tempos de Madoff e gripe suína, o uso do smoking não pega nem bem. Por isso, vários estilistas e personalidades que sempre prestigiaram o evento declinaram sem pestanejar: Karl Lagerfeld, que inclusive é amigo íntimo de Anna; a dupla de Valentino Maria Grazia Chiuri e Pier Paolo Piccioli; a atriz Charlize Theron; o poderoso do grupo LVMH Bernard Arnault; a filha da editora da “Vogue” Paris Julia Restoin-Roitfeld; o último estilista a fazer uma coleção pra H&M Matthew Williamson; Donatella Versace; Christopher Bailey da Burberry; a modelo top Christy Turlington…

A moda nunca ousou enfrentar o poder de Anna Wintour. O surpreendente é que desta vez quem aderiu ao programa, que custa cerca de US$ 75 mil por mesa, pode sofrer retaliações de outra ponta do sistema. Compradores de lojas de departamento estão de olho nessas marcas para pedir o dinheiro de volta das mercadorias que encalharam…

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