Categorias: Casamento Moda

As dicas brancas pro casamento!

18.02.2013

A editora LeYa lança “O livro branco do casamento“, de autoria de Vera d’Orey Santiago Tânger, pra ajudar noivas, madrinhas e mães de noivas a organizar a cerimônia e a festa, com dicas, conselhos e ideias. Blog LP aproveitou a oportunidade pra entrevistar a autora com algumas dúvidas que costumam pintar. Por exemplo: será que dá pra casar legal mesmo com um orçamento apertado? Confira as respostas dela!

Quanto tempo antes eu preciso pra começar a planejar o casamento?
O ideal é um ano de antecedência, sobretudo se for em alta temporada e se o local pra festa for muito requisitado. Também devemos ter em consideração os convidados que vêm de fora, principalmente se eles têm de viajar, porque terão de planejar a viagem e o alojamento.

Existe algum orçamento médio hoje, ou varia demais?
Isso é muito relativo. Tudo depende do tipo de festa que quer fazer. Cada pessoa precisa determinar quanto poderá gastar e depois dividir esse montante pelos diversos itens, ou seja: X pro vestido de noiva, Y pro traje do noivo, Z pro buffet, W pras flores, mais um tanto pra música etc. O importante é nunca ultrapassar essa verba pré-determinada. E reserve 10% do valor total pra imprevistos que sempre aparecem.

Confira as 12 noivas mais estilosas de 2012

Qual é o maior erro que as pessoas cometem quando planejam festas de casamento?
Imaginar o impossível é muito comum. Outro erro é deixar pro fim todas autorizações necessárias e a papelada legal. Outro, ainda, é planejar um orçamento sem ter noção dos preços – e quando você fala a palavra casamento, os valores ficam superinflacionados. Claro que seria lindo ter o casamento de uma princesa… Pense que tudo é possível, mas depende de como é feito. É importante elaborar um plano bem detalhado, mês a mês. Mais perto do dia, o plano vira de semana a semana e, finalmente, de hora em hora. Tem que tomar nota de tudo que é necessário fazer e realmente fazer sempre pra não deixar acumular. Depois vem o estresse, o nervoso e o mau humor… Não deixe que isso afete a organização da sua festa – pense sempre no objetivo final e em como será no dia! Se prepare pra umas lágrimas, uns gritos com seu noivo. No final, vai ver que valeu a pena!

Você tem uma boa dica pra quem quer casar mas está com pouco dinheiro?
Claro que sim. Em 1º lugar, a falta de dinheiro não é motivo de vergonha. O importante é criar um ambiente agradável pra noivos, família e amigos. Contrate um buffet que ofereça um menu simples. Não é preciso servir muita variedade, nem filé mignon. E dá pra casar fora da alta temporada, ou mesmo durante a semana porque os preços já mudam. As flores devem ser da estação do ano e de copa grande – nesse caso, não precisa de tanta quantidade. Se preferir, use arranjos em vasos que, depois da cerimônia, os convidados levam como presente. Não se esqueça que tudo é negociável com os fornecedores. Procure a simplicidade.

Fotos: coleções de noivas direto de NY

Existe alguma coisa que parece óbvia mas que todo mundo costuma esquecer no planejamento?
Talvez o melhor local pra jogar o buquê. Esse é um momento muito esperado, principalmente pelas amigas da noiva, e o local tem de ser bem escolhido por várias razões: a noiva deve estar em um nível superior (varanda ou escada, por exemplo) pra poder jogar o buquê; não pode ter obstáculos, como muro ou árvores; todos os convidados devem poder vê-la; e o espaço precisa ser espaçoso o bastante pra incluir todas as amigas da noiva. Outra coisa importante no dia é responsabilizar uma das madrinhas pra dar água pra noiva e algo de comer depois da cerimônia – ela esquece até de ir no banheiro! Muito importante. E também é bacana ter uma bolsinha pronta com alfinetes, curativos pros pés, paracetamol e uma agulha e linha. Esse kit emergência inclusive deixa a noiva mais tranquila.

A pessoa que decide casar geralmente já sabe qual vestido que ela quer ou é mais comum ela pedir a opinião do costureiro?
Na maior parte dos casos, penso que a maioria das mulheres que desejam casar já imaginam o vestido, a festa e quase que experimentam a alegria do momento só de imaginar. Claro que depois irão se aconselhar com pessoas da família e amigos, e mesmo com profissionais. Todas as pessoas menos com o noivo, certo? Se a noiva não tem ideia de como quer estar vestida, é importante ir nas lojas e experimentar pelo menos 5 modelos completamente diferentes. Se quiser fazer o seu vestido numa costureira, este processo é importante porque ajuda a entender o que fica melhor, o que quer e o que não quer.

Quais são as opções mais bacanas na sua opinião pra quem não quer casar de branco?
A opção do vestido branco é relativamente recente na história da humanidade. Ele é usado principalmente no mundo ocidental. Se você escolhe um casamento temático, como um indiano, por exemplo, use um sári adequado ao momento, bonito e muito colorido. Outra solução é usar um vestido que se adapte ao local da festa: florido pra um casamento no campo pode ser uma ideia. Pra quebrar o branco, também dá pra usar uma faixa colorida numa cor forte ou mesmo sapatos da sua cor preferida com um vestido mais curto.

Tags:              

Compartilhar