Arte no sapato!

Divulgação
Flats por Mariana Cassandra - sapatos feitos à moda antiga, totalmente artesanais! Próxima Ver mais fotos
Flats por Mariana Cassandra - sapatos feitos à moda antiga, totalmente artesanais!

Já pensou em ter uma obra de arte no sapato? Essa é a ideia da Flats por Mariana Cassandra: sapatos minimalistas e femininos em edição limitada! Cada par é assinado e numerado conforme a intervenção de cada artista. Além disso, as Flats são fabricadas em processo totalmente artesanal. Elas foram destaque no showroom Paris de Janeiro, que leva marcas brasileiras atreladas ao movimento sustentável e à produção consciente pra serem comercializadas paralelamente à Semana de Moda de Paris. Confere nosso bate papo com a Marina e depois clica na galeria pra dar uma olhada nos modelos!

Como e quando a Flats surgiu?
A ideia de fazer sapato baixo surgiu quando me tornei mãe, necessidade do dia-a-dia mesmo, junto com uma reviravolta nos meus propósitos de vida. Venho da propaganda, era uma diretora de criação do varejo em uma agência grande e multinacional, acostumada a trabalhar com puro consumismo, “compre, compre, compre”, e produtividade a qualquer custo. Equipe virando noites e noites, fornecedores trabalhando praticamente de graça. Não fazia mais sentido na minha vida, me fazia mal! Então comecei este trabalho, apoiada pelo meu pai, que fabricava sapatos injetáveis com PVC reciclado. Usei as formas dele nos meus primeiros sapatos, e com sua ajuda cheguei aos melhores fornecedores do handmade. Tenho uma equipe brilhante, gente que entende muito do que faz, e prezo pelo trabalho feito no seu tempo, sem pressão, com prazo, com amor e recebendo o justo.

Quais são as suas inspirações e referências?
Acredito que trabalho numa mistura de tudo: do que acredito, do que sinto falta no meu guarda-roupa, do meu dia-a-dia, das referências de vida misturadas com meu jeito romântico, meio nostálgico e simples de ser. Quem me conhece sabe, as Flats são sapatos bem minimalistas com um ar apaixonado. O ateliê também respira o mesmo ar: casinha de vó, sempre com bolinho, cafezinho, bom papo. É um lugar pra se sentir acolhido, solto, em casa. O conforto que você sente nos sapatos é o mesmo que sente lá no meu espaço.

Quem é o público de vocês?
São mulheres que têm uma preocupação com o slow fashion, que pensam pra comprar, que incentivam o pequeno produtor e o trabalho manual. Que sabem, entendem e valorizam o que é um produto de qualidade. Elas se tornam amigas – a gente sempre acaba criando uma relação [com a cliente]. O que ganhei de amiga nesse ano foi incrível, quanta mulher legal!

Qual é o diferencial da Flats?
As Flats são verdadeiras; na matéria prima, em cada detalhe de qualidade, no conforto, no repensar focado no trabalho socialmente justo. São sapatos premium, não uso nada de sintético. São todos de couro de curtumes certificados; uso couro em tudo, no forro, na sola. Os saltos são baixos, na altura ideal que não prejudica a pisada e não dói as costas – estão entre 1,5 cm e 3,0 cm. Criados pra durar, pra muitos estilos, em muitas estações e diferentes ocasiões; sem modismo, sem tendência. Acho que essa energia boa que está atraindo tanta gente legal pro meu lado.

Qual é o carro-chefe da marca?
As sandálias com cadarço, com certeza. Elas possuem um desenho bem original e se encaixam muito bem em diferentes estilos. A ideia de virem acompanhadas de cadarços diferentes ajudam na versatilidade, criando ainda mais combinações. A mule em ouro velho também não fica pra trás; você consegue usá-la até em festa de casamento! Mas é muito legal porque quem compra uma, sempre volta e acaba levando mais, dizendo que as Flats são confortáveis! 

Como surgiu a ideia do artshoes?
Trazer a arte pro sapato e assinar cada peça como uma obra de arte vem da minha vida na propaganda; tanta gente talentosa que conheci, e eu sempre pensando o quanto seria legal trazê-los pra mostrar seu trabalho aplicado sobre um sapato. Começou com amigos, e hoje busco encontrar diferentes artistas e técnicas que possam ser exploradas de forma diferente e inusitada. E agora, além dos sapatos, criamos alguns acessórios que seguem esse caminho. Tem vaso “pé direito” pra trazer sorte, poesia concreta com vasos de cimento envoltos por uma cinta de couro; broches pra sapatos. E já aviso por aqui que logo logo teremos mais novidades junto ao Projeto Akra!

Qual é a próxima coleção das Flats limitadas?
Acabei de lançar uma em parceria com a Carol Pérez, da LeSouflee (que produz semijoias com crochê). Em uma de suas andanças, ela trouxe uma linha maravilhosa do Japão e crochetou babados que ficam em volta do sapato, dando um toque superespecial. Teremos também uma rasteirinha bordada manualmente pela Priscila Casna, uma mulher sensível que mistura diversas técnicas. Seu bordado é de tocar o coração. Temos ainda mais dois artistas incríveis, mas prefiro esperar pra falar pois estamos em fase de testes pra que tudo fique lindo e perfeito. 

Flats no Brasil: r. Turi, 26, Vila Madalena, SP 

Tags:                                        

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Escolhas da Lilian

Últimas