Gosta de ilustração de moda? Então provavelmente você já ouviu falar de Antonio Lopez (1943-1987), um porto-riquenho que marcou o mundo da moda do século 20. Usando aquarelas, lápis, nanquim, filmes fotográficos e inspirado pela cultura contemporânea, ele criou desde desenhos pop e surrealistas até obras mais abstratas, ganhando fama pelo estilo sexy e ousado.
Quando criança, Antonio se mudou para NY. Foi lá que ele começou sua carreira nos anos 60, já na faculdade. Trabalhou em veículos como “WWD”, “The New York Times”, “Vogue” e “Harper’s Bazaar” e fez ilustrações pra grandes marcas, como YSL, Versace e Missoni, sendo um dos profissionais mais requisitados da época.
É no começo dos anos 70 que ele se muda pra Paris e conhece um de seus maiores amigos, Karl Lagerfeld – os dois faziam parte de uma turma que trabalhava junto e era vista em bando à noite. Outros nomes famosos que circulavam nos mesmos meios são Andy Warhol, o hoje editor da “Vogue” América André Leon Talley, Bill Cunningham, Yves Saint Laurent e Grace Coddington – que era modelo na época. Lopez também revelou outras modelos, suas musas: Grace Jones, Jerry Hall e Tina Chow são algumas delas, que tal?
O ilustrador agora ganha um livro que perpassa toda a sua carreira – além de uma exposição em NY baseada nele, na galeria The Suzanne Geiss Company, que fica em cartaz até o fim de outubro. “Antonio Lopez: Fashion, Art, Sex and Disco“, organizado pelos irmãos Roger e Mauricio Padilha, conta com prólogo de Leon Talley e epílogo da estilista Anna Sui. À venda na Amazon, o livro não tem previsão de chegada no Brasil, mas na nossa galeria você pode conferir um pouco mais do trabalho de Antonio! Clica na foto!