Categorias: Moda

Fala a verdade: fórum sobre os distúrbios alimentares das modelos com Anna Wintour

24.03.2010

É proibida a entrada de menores de 16 anos nos desfiles e campanhas de Michael Kors. Foi isso que ficou decidido ontem (22/03), quando o estilista americano tornou pública sua opinião sobre a situação atual dos castings de modelos em um fórum que reuniu cerca de 1.000 pessoas na Harvard Business School, em Boston. Na mesa principal, estavam Anna Wintour (a editora da “Vogue América“), a top Natalia Vodianova e mais alguns representantes do Harris Center, um instituto interno do Massachusetts General Hospital especializado no tratamento e prevenção de distúrbios alimentares.

ReproduçãoDr. Herzog, Anna Wintour, Michael Kors, Natalia VodianovaUm representanto do Harris Center com Anna Wintour, Michael Kors e Natalia Vodianova

A idade das modelos deu a partida na discussão. “Garotas superjovens eram a exceção (…), sempre houve uma Twiggy ou uma modelo que era muito nova. Mas elas eram poucas. Agora, são completamente comuns e eu vejo isso como um grande problema“, disse Kors. Vodianova completaria mais tarde, dizendo que “o valor [que essas meninas/modelo dão a si mesmas] é entregue nas mãos de um monte de pessoas que não se importam com a auto estima delas”. E disse ainda que depois de ter seu primeiro filho (a russa hoje tem 3 e continua uma das modelos mais requisitadas do meio fashion) sofreu com distúrbio alimentar causado pela pressão que sofria pra perder peso rápido.

Wintour disse que existia uma espécie de “código de silêncio” que dizia pras modelos não contarem a ninguém que passavam por sérios problemas de saúde. Mas estimulou uma melhora: “Nós queremos garotas com aspecto saudável, a indústria quer garotas com aspecto saudável, mas nem sempre é fácil vesti-las”, contou, fazendo referência aos manequins de tamanho absurdamente pequenos que são disponibilizados pra editoriais e desfiles. E qual é a sua opinião? Comente!

Tags:                        

Compartilhar