Afinal, o que é a Miniso? E por que o logo dela é tão familiar?

18.07.2017

Tapumes começaram a aparecer no shopping Anália Franco, shopping Vila Olímpia e no Center 3 em plena Paulista. Quem bate o olho e conhece a Uniqlo exclama: “Eles finalmente vão chegar no Brasil?!” Não, o logo é (propositalmente) parecido, mas não. E também não é a Daiso. Nem a Muji (que, aliás, deve abrir pop-up ainda nesse ano na paulistana Japan House). E apesar dela se autodenominar uma marca japonesa de fast-fashion, você não encontra uma Miniso tão facilmente no Japão (são só 4 endereços em Tóquio, um em Ikebukuro, um em Shinjuku e dois em Shibuya). Já na China a lista de lojas é imensa. Que mistério é esse?

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A Miniso (se fala “minissô”) abriu em 2013, uma parceria entre o designer Junya Miyake, formado pela tradicional escola de moda japonesa Bunka, e o superexecutivo chinês Ye Guofu. Vende desde roupas e acessórios até objetos pra casa. E é bastante criticada por esse discurso “somos japoneses” pois sua base de negócios e a maior parte da empresa fica, na verdade, em Guangzhou, na China. A produção se espalha entre China, Japão, Coreia do Sul e Malásia, e Junya comanda um time de design de cerca de 30 pessoas no Japão, é verdade. Ele garante que as criações são japonesas e cita a valorização de um “estilo de vida nipônico” e simplicidade, sem excessos (um discurso bem parecido com, adivinha, o da Muji). Mas até o que eles escrevem em japonês está errado: no logo, os dizeres no alfabeto katakana significam “meissô” e não “minissô” como deveria. A desculpa é que, em japonês, a loja chama Meiso. Hum. Fica aquela sensação de comprar gato por lebre, né? Além disso, internautas já apontaram erros na escrita japonesa em diversas embalagens de produtos vendidos por lá.

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Polêmicas à parte, não é só no Brasil que ela está chegando: o plano de expansão da Miniso é um babado! Eles não param de abrir loja pelo mundo. Os preços praticados não chegam a ser baratos como os da Daiso, mas também não batem o da Muji – um meio termo. Estamos entre a curiosidade e a desconfiança, e você? A marca ainda não anunciou a data certa de abertura, mas ela deve acontecer em breve!

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