Acorda – a marca de upcycling faz acessórios divertidos!

31.12.2016

Curtiu a Acorda? Conta pra gente o que você achou!
Tudo bem colorido! Desmitifica o conceito de que o eco-friendly tem aquele mesmo design de sempre, né?
A pelúcia é a grande estrela!
A marca faz capinha de óculos, pochete, pulseiras, turbantes, bolsas… Tudo com tecido de descarte! Nessa coleção, uma parceria com o Instituto Olabi também deu em produtos impressos em 3D!
Essas peças fazem parte da nova coleção ‘Transcender’, inspirada no Afrofuturismo
Por ser uma marca de upcycling, são poucas unidades – ou seja, também tem mais exclusividade!
Acorda: marca de acessórios feitos a partir de upcycling – clica na foto pra saber mais!

O termo upcycling vem para definir, basicamente, tudo aquilo que seria inútil pra indústria por não ter “valor comercial“. Só que nas mãos das pessoas certas, esse descarte se transforma em produto de novo – e podem ser acessórios superlegais, como os da Acorda! Na definição de Luana Maria e Michelle Andrade, as sócias da marca, é assim que diferenciamos o upcycling de reciclagem: “A reciclagem acontece quando algo que foi descartado é processado novamente para ganhar nova forma e utilidade. As coisas vão pro lixo, passam por um processo de separação – porque muitas pessoas ainda não tem o hábito de separar seus lixos – e são organizados, e finalmente submetidos ao método da reciclagem que transforma algo e prevê a criação de um novo ciclo. Tipo as garrafas pets que viram jeans. Já no upcycling, o conceito é de reaproveitamento sem nenhuma transformação da matéria-prima. É a reutilização de materiais em seu estado original, algo que é descartado e reaproveitado virando algo novo. Como, por exemplo, tecidos descartados que viram bolsas.” Uma das maiores vantagens é que, uma vez que a matéria não precisa ser transformada, economiza-se recursos químicos, energéticos e inclusive de mão de obra no upcycling.

Outra marca de upcycling: os sapatos veganos da Insecta!

A Acorda faz acessórios como pochetes e bolsas reutilizando tecidos descartados pela indústria com uma vibe bem divertida e colorida. Na última coleção, foram utilizados malotes (aqueles de dinheiro, sabe?)! A próxima coleção, a “Transcender”, é inspirada no afrofuturismo, com tecidos de descarte e alguns produtos impressos em 3D! Eles podem ser encontrados no site da marca, na Void e na UC Store. Gostou? Confere mais fotos na galeria!

Acorda: contato@useacorda.com

Tags:                                    

Compartilhar