Acessórios inspirados na fauna e flora brasileira

14.01.2014

Valorizar o nosso patrimônio cultural deve ser uma das maiores tendências no Brasil até a Copa (lembra da nossa galeria de produtos verde e amarelo?). E foi só a gente ver um brinco de papagaio em Gaby Amarantos no Instagram que resolvemos ir atrás do responsável pela peça. João Sebastião é um jovem de Jauru, no Mato Grosso, que criou sua própria marca de bijoux inspiradas na fauna e flora brasileira! Abaixo ele explica um pouco mais do trabalho dele e na galeria você confere as fotos da sua última coleção, Bretagne!

Qual sua formação e quando você começou a criar acessórios?
Sou graduado em Arquitetura e Urbanismo e pós graduado em Negócios da Moda. Crio acessórios desde os 10 anos de idade. Comecei menino em minha terra natal, Jauru, em Mato Grosso. Mas foi em Cuiabá, aos 18 anos, que comecei a desenvolver coleções mais elaboradas e conquistar meu espaço no mercado local.

De onde surgiu a ideia?
A ideia de criar bijoux começou como uma brincadeira. Meus pais sempre me incentivaram a desenvolver trabalhos manuais, e minha prima Stella, com quem cresci, bordava chinelos. Foi com as sobras de suas miçangas que comecei a esboçar minhas primeiras pulseirinhas.

Você tem algum trabalho anterior aos acessórios?
Me graduei em arquitetura e durante a faculdade não parei de produzir acessórios, que ganharam uma forma mais elaborada, com mais conceito. Ao longo dos 5 anos de estudos me apaixonei pelos projetos e acabei entrando no mercado de arquitetura. Trabalhei com grandes profissionais e escritórios do setor, fiz meus próprios trabalhos e participei de 3 mostras de “Casa Cor”. Em paralelo, fundei um blog de moda junto com mais duas amigas, que acabou virando marca de camisetas e acessórios. Hoje atuo nos dois mercados! Gosto de arte, de design e não consigo me ver preso em apenas um escritório, produzindo algo único e em série. Gosto dessa multiplicidade, de extrapolar meu trabalho pras mais diversas plataformas. E assim pretendo continuar!

Onde você busca inspiração e qual o diferencial da sua marca?
Minhas referências (prefiro o termo referência ao termo inspiração) vem de minha terra, da fauna e flora do país, da minha infância, da arte que aprecio, de poesia e da arquitetura. O nome “Bretagne” da minha coleção atual é uma homenagem ao edifício localizado no bairro de Higienópolis, em SP, e projetado em 1959 por João Artacho Jurado, construtor paulistano famoso por colorir a capital com seus edifícios considerados por muitos como kitsch. Mesclo nela minhas referências de arquitetura e arte com minha vivência de Brasil! Gosto de explorar nossa diversidade e brinco que meu maior desafio como designer é mostrar o quanto ser brasileira é bacana; que usar araras, tucanos ou qualquer outra referência regional é legal. Acredito que o diferencial de minha marca é justamente arriscar em imagens e referenciais populares e nacionalistas, enquanto uma grande parte das pessoas ainda buscam o american way of life.

João Sebastião: (11) 95347-2669

Tags:                        

Compartilhar