A moda perde Virgil Abloh aos 41 anos

28.11.2021

Foto publicada pelo perfil oficial de Virgil no Instagram

Virgil Abloh morreu neste domingo, 28/11, em Chicago, nos EUA, aos 41 anos em decorrência de um angiossarcoma cardíaco, um tumor maligno. O anúncio foi feito em seu perfil oficial no Instagram, contando que ele enfrentou essa batalha contra a doença  de maneira privada, em família, desde seu diagnóstico em 2019, passando por vários tratamentos intensos.

O estilista norte-americano, formado em Arquitetura, estagiou na Fendi em 2009 e começou sua carreira como criativo de Kanye West, desenvolvendo capas de álbum, cenários e a marca Yeezy. Em 2013, abriu sua marca Off-White, se destacando no streetwear. Ele desfilou na Semana de Moda de Paris em 2015 e foi finalista do prêmio LVMH, colocando ainda mais em evidência um streetstyle de luxo. Em 2018 foi nomeado diretor criativo da coleção masculina da Louis Vuitton, sendo o primeiro estilista negro contratado pela marca e pelo conglomerado LVMH – um marco importante na história da moda de luxo.

Virgil em seu primeiro desfile para a Louis Vuitton em 2019

Virgil, mesmo doente, manteve seu trabalho em várias frentes de moda, arte e cultura, incluindo suas colabs com a Nike e Evian. Ele se tornou uma voz importante abrindo portas para outros criadores negros em busca de igualdade e representatividade. Em sua estreia na Vuitton, deixou claro que uma nova atitude surgia na moda: com as cores do arco-íris, da bandeira LGBTQIA+, deu seu recado de inclusão, que ia além das passarelas.

Segundo o post em seu perfil no Instagram, ele dizia: “Tudo o que faço é pela versão de mim mesmo aos 17 anos, acreditando profundamente no poder da arte para inspirar as gerações futuras.” No comunicado oficial da Vuitton, o ceo do grupo Bernard Arnaud disse: “Virgil não era apenas um estilista genial, um visionário, mas também um homem com uma linda alma e grande sabedoria” – a gente assina embaixo! Virgil deixa a mulher Shannon Abloh e os filhos Lowe e Grey.#rip

Tags:          

Compartilhar