Uma exposição pro jeans nosso de cada dia

25.11.2015

Ah, o jeans… É provavelmente a peça de roupa mais atemporal, clássica e querida de todos os tempos hoje. O denim atravessou décadas e está sempre se reinventando, de acordo com a moda e com a necessidade das pessoas. Digno de uma exposição só pra ele, não é mesmo? Pois isso está prestes a se tornar realidade: o museu do FIT, o mais fashionista de Nova York, vai lançar a exibição “Denim: Fashion’s Frontier”, que vai acontecer de 1/12 a 7/05/2016.

A expô vai explorar, em mais de 70 objetos da coleção permanente do museu, a história multifacetada do jeans desde o século 19 até hoje: como ele evoluiu, pelas décadas, de tecido ideal pra uma roupa de trabalho pesado a tecido que já chegou a ser usado pela alta-costura!

Veja também: Do que um jeans precisa pra ser cool, por Tommy Hilfiger

E história é o que não falta pra esse material que tem quase dois séculos de vida! Ele começou sua fama entre os mineradores na corrida do ouro da Califórnia no século 19 e foi conquistando outros públicos. Ainda no mesmo século, apareceu em uma jaqueta de trabalho pra mulheres. Já no século 20, por volta dos anos 30 e 40, o tecido foi utilizado pra criar o “western wear”, que aqui no Brasil ficou conhecido como calça rancheira. Durante o período da 2ª Guerra Mundial, o macacão jeans foi o uniforme das trabalhadoras das fábricas, e nas décadas de 60 e 70 o denim passou a ser associado aos hippies, que estilizaram as peças e deram uma cara nova às calças com aplicações e remendos. E essas são apenas algumas curiosidades – a exposição conta muito mais!

Leia mais: Projeto Jacquard: Google e Levi’s querem jeans tech

Vai conseguir aparecer por lá nesse período? Se não, clica na foto pra abrir a galeria e ver alguns modelos que fazem parte da mostra!

Tags:                          

Compartilhar