Categorias: E Mais... Prazeres

Vai um pão na chapa e brigadeiro com trufas?

04.06.2015

Trufas italianas estão entre os itens mais raros e caros da culinária. Por isso mesmo tem muita gente que nem sabe que não estamos falando de uma sobremesa coberta por cacau em pó e sim de um fungo que cresce junto de raízes de árvores em regiões frias e úmidas com destaque pras do Piemonte e Toscana, com colheita controlada pela Comunidade Europeia. A caça ao tesouro sazonal é liderada pelos mestres trufeiros com a ajuda de cães farejadores pra localizar as iguarias embaixo da terra. Uma curiosidade: porcos também são capazes de sentir o cheiro, mas os homens não conseguem treiná-los pra não comê-las assim que cavam!

Como dá pra perceber, não é um item fácil de conseguir, por isso o preço do quilo pode bater recordes, como acontece com a trufa branca de Alba, a mais valorizada entre os tipos comercializados pra alimentação e considerada o 2º alimento mais caro do mundo, ficando atrás apenas do caviar! Entre as negras, a mais famosa e cara é a que vem da região de Périgord, na França.

Saiba mais: Eataly abre as portas em SP

Pra quem quer provar a iguaria, mas não pode pagar os preços altos de restaurantes que são referência no assunto como Roberta Sudbrack e Fasano, tem restaurante e empório em SP criado exatamente pra democratizar as trufas. É o Tartuferia San Paolo, que fica nos Jardins. Além de pratos tradicionais de massa envolvendo os fungos, eles desenvolvem produtos como o requeijão de corte com trufas negras, molhos, conservas e até uma goiabada cremosa, que é usada numa das sobremesas do cardápio cheio de surpresas!

No meio da febre gourmet, a Tartuferia acaba fazendo o contrário: desgourmetiza as trufas com preços bem mais acessíveis, mas ao mesmo tempo gourmetiza pratos brasileiríssimos como o pão de queijo, o brigadeiro, Romeu e Julieta, a caipirinha, o PF e até o pão na chapa, adicionando trufas nas receitas! A gente te mostra fotos e preços aqui na galeria – clica na foto pra abrir!

Tartuferia San Paolo: (11) 3831-8072

Tags:                                  

Compartilhar