O futuro da moda no festival SXSW

19.03.2015

Acaba neste domingo, 22/03, o South by Southwest, o SXSW, festival que acontece em Austin, no Texas, que reúne um universo de pessoas criativas com apresentações e palestras de moda, produções de cinema independentes, música, novas tecnologias, comida… O evento que tem duração de 10 dias promoveu debates sobre o futuro da moda dando atenção especial ao lado tecnológico. Karlie Kloss, por exemplo, falou da influência das semanas de moda nas redes sociais – principalmente o Instagram – e como isso envolve pessoas do mundo todo em tempo real. Quem também aproveitou a visibilidade do evento foi Nicola Formichetti, que lançou sua campanha pra Diesel via Instagram durante o SXSW e explicou a importância que essas novas tecnologias têm pra marca e como ele leva isso pra “Dazed & Confused“, revista na qual é editor colaborador.

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Mas o SXSW vai além da comunicação de moda. A estilista Pauline van Dongen, por exemplo, apresentou seus projetos vestíveis feitos em impressão 3D, com roupas usáveis e práticas tirando esse ranço de “impressão 3D só gera peça-conceito pra passarela”. Um exemplo disso são as mangas criadas por Pauline com formas geométricas e fios de uma liga metálica (de níquel e titânio) capaz de expandir ou contrair com a temperatura. Esses fios são ligados a sensores via cabos elétricos que acompanham os movimentos feitos pelo corpo, conseguindo ajustar as formas impressas da roupa aos movimentos das pessoas. Uau, né? Além disso, a estilista propõe painéis solares nas peças, que possibilitam recarregar celulares e outros aparelhos. Tudo isso pra inspirar novos designers e criadores a inserir essas novidades em produções comerciais.

E saiu o preço do Apple Watch…

Já a Frog Designs mostrou um projeto em fase de protótipo de drones vestíveis, como um colar capaz de se desprender do pescoço e sobrevoar sobre a cabeça durante uma chuva, girando suas hélices tão rapidamente que tem o efeito de um guarda-chuva repelindo as gotas. E também o relógio que se desprende do pulso e vira um GPS que indica suas direções!

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E a japonesa Orphe? Ela usa a tecnologia mais voltada pra estética do que pra funcionalidade, com seus tênis com uma sola de led capaz de mudar pra mais de 100 cores diferentes de luz, controladas em um aplicativo de tablets e celulares. Apesar de muitas dessas ideias parecerem distantes de ser comercializadas, o designer-chefe da Frog, Adam Pruden, afirma que essa mudança acontece nos próximos 15 anos! Você concorda com ele? Deixe seu comentário abaixo e depois confira a galeria com imagens das criações!

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