O deserto e as meninas de Stefanie Schneider

Stefanie Schneider
Stefanie Schneider, a fotógrafa que só usa Polaroid! Próxima Ver mais fotos
Stefanie Schneider, a fotógrafa que só usa Polaroid!

“Uma história particular que se transforma em mitologia intimista, na qual a realidade é percebida através de um véu de memórias psicodélicas e projeções inconscientes”. É assim que Stefanie Schneider define seu trabalho. A fotógrafa, nascida na Alemanha em 1968, usa exclusivamente a fotografia instantânea como suporte – a velha Polaroid, sabe? O resultado é a atmosfera de sonho lisérgico com cores supersaturadas, obtidas a partir do uso de filmes vencidos (a fábrica da Polaroid parou de fabricá-los em 2008 e, em 2010, o The Impossible Project retomou a fabricação de filmes pra câmeras da marca. Filmes vencidos também podem ser achados em leilões virtuais como o Ebay).

Lucian Freud em expô no MASP

Em entrevistas, ela diz que se deparou com uma velha câmera instantânea em 1997 e, em 1998 já conseguia individuais na Alemanha e nos EUA, país em que mora atualmente. Los Angeles, mais especificamente, é a atual cidade da fotógrafa: por causa do deserto, que serve de locação pra muitos dos trabalhos dela, e da luz do local, que dá o contraste necessário pras imagens que cria.

Lartigue ganha o IMS-Rio!

Além da fotografia instantânea, Stefanie também utiliza câmera Super 8 pra criar curta-metragens. O último, “The Girl Behind the White Picket Fence”, mistura stills de Polaroid com trechos de filme analógico e foi indicado a diversos festivais. Você pode conferir o trailer aqui. E clique na foto pra acessar a galeria e ver mais do trabalho dela!

Tags:              

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Escolhas da Lilian

Últimas