Sergio Camargo é homenageado no Itaú Cultural

03.12.2015

Neste último fim-de-semana rolou a inauguração da exposição “Sergio Camargo : Luz e Matéria” no Itaú Cultural de SP. Reunindo mais de 100 obras do escultor, a mostra tem curadoria dos críticos Paulo Sergio Duarte e Cauê Alves e ocupa 3 pisos da instituição.

Veja também: exposição com as sereias do estilista Ronaldo Fraga!

Esculturas, vídeos, fotografias e documentos traçam um panorama da obra do carioca sem ordem cronológica. Uma escultura de mármore Carrara é dedicada a Constantin Brancusi (1876-1957), a “Homenagem a Brancusi” (1972) – o encontro com o escultor romeno foi uma etapa decisiva da carreira de Sergio quando ele ainda era estudante na Sorbonne nos anos 50, e influenciou bastante a sua produção futura. Um outro destaque da mostra é a recriação do último ateliê de Camargo, que ficava em Jacarepaguá, no Rio, e que ele ocupou de 1975 a 1990.

Conheça o ilustrador do símbolo do #peaceforparis

O reconhecimento do trabalho de Camargo vai além das fronteiras nacionais. Ele é um dos raros escultores brasileiros com obras nas coleções do MoMA de NY e da Tate Modern de Londres. Em maio, aconteceu sua 1ª expô solo em Londres em mais de 30 anos na prestigiosa Lisson Gallery, com um foco nos seus trabalhos em mármore preto e branco. Ela foi concebida em associação com a Galeria Raquel Arnaud, a grande dama da abstração geométrica e da arte contemporânea brasileira. Já a exposição no Itaú Cultural acontece até 9/02 – vale a visita!

Sergio Camargo : Luz e Matéria
Até 9/02, de terça a sexta das 9h às 20h; sábado, domingo e feriados das 11h às 20h
Itaú Cultural: av. Paulista, 149, Bela Vista, SP
(11) 2168-1777
Entrada gratuita

Carolina Cataldi Pedrosa, infohunter do site Lilian Pacce

Tags:              

Compartilhar