Sabe o que a exposição da Frida Kahlo vai ter? Roupa!

15.09.2015

Todo mundo está animado com a exposição que chega nesse mês no Instituto Tomie Ohtake, né? É que o foco é em Frida Kahlo, uma artista que é superconhecida não só por iniciados – ou seja, espere por filas! E na verdade a expô “Frida Kahlo: conexões entre mulheres surrealistas no México” traz obras de outras artistas mulheres nascidas ou radicadas no México como Maria Izquierdo, Remedios Varo e Leonora Carrington, com a curadoria de pesquisadora Teresa Arcq fazendo ligações entre elas todas. Superinteressante, né?

Frida pintou 143 telas durante sua vida – a mostra traz 20 delas, além de mais 13 obras sobre papel (desenhos, colagens e litografias). Mas não fica só por aí: como a imagem dela era (e é) muito icônica, a gente também vai conferir retratos dela de artistas e fotógrafos, além da litografia “Nu (Frida Kahlo)“, de 1930, de Diego Rivera. E algo que você ainda não sabe, porque estamos dizendo em 1ª mão, é que… as roupas de Frida também estão contempladas na montagem!

Relembre: o livro que traz fotos das roupas e objetos de Frida Kahlo!

Os looks que foram usados por Frida em si não podem sair do Museo Frida Kahlo Casa Azul, mas o responsável pela restauração e conservação deles, Renato Camarillo, vem especialmente pro Brasil com peças “similares” – ou seja, da mesma época e com as mesmas origens, já que a artista usava peças originais de povos indígenas mexicanos. Esses looks (devem ser 6 expostos no total) pertencem à Comissão de Desenvolvimento dos Povos Indígenas (da qual, aliás, Frida fazia parte) e são superimportantes pra contar a história dela. E é o próprio Camarillo quem vai arrumá-los nos manequins da maneira correta.

Já ficou com água na boca? Então fique mais com a galeria – é só clicar na foto pra acessar!

Frida Kahlo – conexões entre mulheres surrealistas no México
De 27/09/2015 a 10/01/2016, de terça a domingo, das 11h às 20h
Instituto Tomie Ohtake: av. Faria Lima, 201 (entrada pela r. Coropés, 88), Pinheiros, SP
(11) 2245-1900
Entrada: R$ 10 ou R$ 5 (até 10 anos grátis); às terças grátis

Tags:                      

Compartilhar