Retrospectiva de Claudia Andujar com a luta Yanomami

Claudia Andujar
IMS apresenta uma retrospectiva do intenso trabalho de Claudia Andujar sobre o povo indígena dos Yanomami - vem saber mais! Próxima Ver mais fotos
IMS apresenta uma retrospectiva do intenso trabalho de Claudia Andujar sobre o povo indígena dos Yanomami - vem saber mais!

O Instituto Moreira Salles Paulista recebe no dia 15/12, sábado, a exposição retrospectiva “A Luta Yanomami” de Claudia Andujar. Ela ocupa dois andares do local e reúne por volta de 300 obras da artista com o povo indígena dos Yanomami, mostrando a trajetória da ativista e sua luta pela proteção de povos que, até hoje, permanecem em risco. Essa mostra é resultado de uma longa pesquisa no acervo de mais de 40 mil imagens da fotógrafa suíça naturalizada brasileira, realizada pelo curador Thyago Nogueira, que também é coordenador da área de fotografia contemporânea do IMS.

Viu essa? Vai ter exposição da Björk no CCBB!

O primeiro andar da expô mostra a fase inicial da carreira de Claudia, com as primeiras viagens da artista ao território Yanomami, sua aproximação com a nova cultura e o amadurecimento do trabalho. Alguns anos depois, Claudia foi expulsa e impedida pela Funai de voltar à área indígena. O outro andar mostra o contato da nossa civilização com a deles.

Centros urbanos – lotação e solidão! – em exposição de Julio Bittencourt

A mostra ainda conta com a instalação “Genocídio do Yanomami: Morte do Brasil“, o manifesto audiovisual em 16 telas criado em defesa desse povo com trilha sonora de Marlui Miranda, que combina música instrumental americana, japonesa e cantos Yanomami. Livros, documentos e um mapa detalhado do território indígena Yanomami no Brasil também fazem parte da mostra, em cartaz até 7/04/2019.

Falando em foto: Saíram as fotos do Calendário Pirelli com Gigi Hadid e mais

Pra quem quiser uma experiência mais profunda no universo indígena, a programação inclui, no dia 16/12, domingo, às 11h, um ritual xamânico conduzido por Kopenawa. Clica na galeria pra ver um preview! 

“A Luta Yanomami” de Claudia Andujar
A partir de 15/12 até 7/04/2019, de terça a domingo das 10h às 20h; às quintas (exceto feriados), das 10h às 22h.
Instituto Moreira Salles (IMS)
: av. Paulista, 2.424, galerias 2 e 3, Consolação, SP 
(11) 2842-9120
Entrada gratuita 

Tags:                                        

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Escolhas da Lilian

Últimas