Vai começar a Virada Sustentável de SP, com intervenções na cidade e programação virtual e acessível

15.09.2020

Foto Divulgação

Instalação artística “Eggcident”, de Henk Hofstra, que fica no Largo da Batata na primeira semana do evento

Nessa quarta-feira, 16/09, começa a 10ª edição da Virada Sustentável de SP, um dos maiores eventos de sustentabilidade do Brasil. Por causa da pandemia do Covid-19, a programação mescla os formatos físico e digital, promovendo intervenções artísticas, como instalações e ocupações, por várias regiões de São Paulo, como Largo da Batata, avenida Paulista, Minhocão, Grajaú, Brasilândia e Jardim Helena.

No primeiro dia da Virada – que vai até 18/10 -, haverá projeções em outras capitais, como Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Manaus pelo coletivo Projetemos. Já as palestras e bate-papos vão ser virtuais e gratuitos, com tradução simultânea e tradução em Libras, tornando-os mais acessíveis.

Projeção realizada pelo coletivo Projetemos

Entre as atividades do Fórum Virada Sustentável, estão palestras de profissionais conceituados como a da economista Kate Raworth, conhecida pela elaboração do modelo “economia donut”, e do arquiteto William McDonough, também especialista em economia circular.

Outro destaque da programação digital é a conversa com Maria Alejandra Fernandez, da ONU Meio Ambiente, no Dia Internacional da Paz (21/09) para falar no panorama de resíduos na América Latina com foco no Brasil. Nesse mesmo dia, acontece uma meditação global simultânea em nome da paz, com diversos líderes espirituais e religiosos. Entre as participações confirmadas, estão a atriz Bruna Lombardi, a monja Coen, o padre Domingos da Cunha e a indiana Preethaji.

Kate Raworth e William McDonough falam sobre economia circular na Virada Sustentável

No dia 30/09, quem entra em cena é Elza Soares para falar, dentro do tema da diversidade, sobre a existência e resistência da mulher negra. Nesse mesmo dia, Preta Gil, Maya Schneyder, Leonardo Vieira (do Memorial da Inclusão) e Ivone (do blog voltado a pessoas com deficiência física Gata de Rodas) se juntam no painel “Acesso Barrado: onde meu corpo não entra“.

Elza Soares fala sobre a existência e resistência da mulher negra no dia 30/09 às 18h

Em outubro, o foco é a sustentabilidade no espaço urbano, com questões como segurança hídrica e mobilidade nas cidades. O último tema do fórum é meio ambiente, com conversa sobre biomas e entrevista com o superintendente da Fundação Amazonas Sustentável Virgílio Viana.

Para as crianças, rola cinema drive-in. Tem o filme “Pé Pequeno” nos dias 3 e 10/10, a animação “Cegonhas” em 4 e 9/10, e “O Lorax: em Busca da Trúfula Perdida” nos dias 11 e 12/10. Pro público adulto, duas vezes por dia acontece sessão drive-in no estacionamento do Shopping Center Norte de vários filmes, como “Hebe: a Estrela do Brasil”, “Trash: a Esperança Vem do Lixo”, “Odisseia dos Tontos” e outros. Confira a programação completa neste link.

O Festival de Luzes de São Paulo, o maior festival nacional de projeções mapeadas na cidade, rola entre os dias 2 e 4/10 e entre 10 e 12/10 na Av. Paulista

Tags:              

Compartilhar