Categorias: Recicle-se

Ideias que valem – dentro ou fora da Amazônia

11.11.2010

Reproduçãoterd1O TEDxAmazônia aconteceu em 2 dias

O TED é uma espécie de movimento superorganizado, que se transformou em uma ONG mundial com um lema muito simples: espalhar ideias que valem a pena. É uma rede de informações baseada em NY que começou a tomar forma em 1984 e, em 2007, virou um site pra reunir todas elas e disponibilizá-las para todo o globo. Ideias essas sobre tudo o que envolve Tecnologia, Entretenimento e Design, as 3 vertentes que dão nome ao projeto.

Todo e qualquer ser que se sentir apto e tiver alguma coisa pra compartilhar pode colaborar e participar do maior evento organizado por eles, a TED Conference, que acontece uma vez por ano em Long Beach e é transmitida simultaneamente na Internet. Fora a conferência, existe uma série de eventos menores ao redor do mundo mobilizando grupos específicos.

Reproduçãoted2As palestras foram ministradas em um auditório flutuante

O TEDx é um deles e consiste em eventos independentes organizados pelas comunidades locais. O último aconteceu nesse fim de semana, entre os dias 6 e 7/11 em um auditório flutuante no Rio Negro, em Manaus, o coração da Amazônia. Foram 53 palestras falando sobre temas que compreendem inovação e sustentabilidade, passando por saúde e artes.

Gordon Hempton foi o nome que fechou a primeira edição da conferência na floresta (a próxima já está marcada pra 2012). Ele é um botânico que começou a gravar os sons da natureza e desenvolveu métodos de captação e mixagem para isso que lhe renderam um Emmy Awards depois de trabalhar com gigantes como a Microsoft, o Discovery e a National Geographic. Antes dele passaram pelo auditório seringueiros, fotógrafos, modelos e Felipe Milanez e Edgard Gouveia Jr, que deixaram um desafio pros presentes.

Em parceria com o Oasis Mundi, o projeto criado durante os 2 dias de TEDxAmazônia quer ajudar a tribo dos índios Kawahiva através da apuração de inquérito sobre genocídio no Ministério Público Federal e a obtenção de terras para os sobreviventes. Para saber mais é só clicar no link. Mas acima de tudo, a melhor conclusão sobre o evento é esse intercâmbio de forças entre as ONGS. Pra ficar ligado.

Tags:                                        

Compartilhar