Categorias: Recicle-se

Tudo certo, nada resolvido na COP 15

22.12.2009

Reproduçãolula-cop15Lula discursa em Copenhague

A 15ª Reunião das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, ou COP 15, chegou ao fim e os líderes internacionais saíram de fininho, um a um, no que foi considerado um desastre diplomático. A conferência reuniu 192 países pra chegar a um acordo mundial sobre a redução de gases de efeito estufa jogados na atmosfera. Após muita negociação e nenhuma conclusão, o último dia do evento contou com uma sessão emergencial que durou 31 horas pra salvar o tempo perdido.

ReproduçãoCOP15-logoO logo da COP 15

Pelas regras da ONU, um acordo precisa de unanimidade pra ser considerado válido – foi aí que a COP 15 fracassou. Os países em desenvolvimento se recusaram a assumir responsabilidades econômicas, se posicionando ao lado dos países pobres – em comparação injusta do ponto de vista econômico e ambiental – enquanto os desenvolvidos foram reticentes em assumir as propostas. O resultado final foi a elaboração de um documento de cumprimento opcional das metas, segundo o qual o aquecimento global não deverá ultrapassar 2ºC. Um fundo de cerca de R$ 177 bilhões anuais para auxiliar os países mais afetados pelas mudanças climáticas será criado.

Reparou bem na palavra “opcional”? No lugar de um tratato com vínculos legais a respeito de cortes nas emissões, os países não se comprometem em definir cotas internas fixas de redução e as decisões do que seria um acontecimento histórico pras nações foram adiadas pra COP 16, marcada pra dezembro de 2010 no México.

Tags:                

Compartilhar