13 dicas sobre o impacto do plástico

07.05.2018

A impressora 3D ProtoCycler não é como as outras: ela transforma resíduos plásticos em filamentos e os usa como matéria-prima! Que tal?
Mas quem não quiser comprar o livro pode conferir o blog da Beth Terry, que traz dicas boas, como essas 100 maneiras de reduzir o plástico em sua vida
Em 2012, a autora do blog “My Plastic Free Life” Beth Terry lançou esse livro, “Plastic-Free: How I Kicked the Plastic Habit and How You Can Too” – didático, pra quem quer botar a mão na massa!
Penzance é a primeira cidade do Reino Unido que ganhou o status de “plastic free”! Saiba mais no link
A italiana Presanella Building System é uma das empresas que desenvolve tijolos de plástico reciclado, voltados pra construção civil mesmo! Bem interessante!
O artista Wilson Oryema, que também é modelo, trabalha com o tema consumismo – e nele, inclui lixo plástico. Ele já lançou um livro e fez exposição; o título é “Wait”, convidando o espectador a parar e refletir sobre o que estamos fazendo com o mundo. Saiba mais sobre Oryema em outro post do site!
Você usa a sua ecobag pra fazer as compras mas, e na hora de armazenar o lixo na sua casa antes do descarte, como faz? Pro orgânico existe a compostagem; pro reciclável você pode não usar nenhum saco ou, se necessário, armazenar em caixa de papelão ou saco de papel. E o resto? Existem opções de sacos compostáveis e biodegradáveis no mercado, mas eles ainda são mais caros que os normais. Um exemplo é esse, da Oeko – o pacote de 100 unidades custa R$ 69
O projeto da Adidas com a Parley transforma plástico que seria descartado no mar em produtos esportivos! Bacana, né? A Stella McCartney também já está fazendo um projeto com a Parley – e o bacana é mais gente ainda participar. Saiba mais sobre a Parley for the Oceans
Os kayapós encontraram um uso alternativo pros canudos, que consequentemente evita o uso de penas animais: seus cocares são de canudos coloridos. Segundo a Tucum, que os comercializa, eles são reaproveitados! Você pode comprá-los no site da Tucum
A Lilian deu algumas ideias sobre a redução do plástico na hora de comer e beber no YouTube – é a campanha #CanudinhoNão!
Ainda não existe versão em português mas vale se esforçar e ler em inglês mesmo: “Turning the Tide on Plastic: How Humanity (And You) Can Make Our Globe Clean Again”, da jornalista Lucy Siegle, dá passos práticos pra que a gente tome atitudes. Ele vai ser lançado em julho mas já rola uma pré-venda!
“Oceanos de Plástico” é um documentário que está no Netflix que investiga os impactos da poluição ambiental
O artista português Bordalo II usa lixo, incluindo plástico e madeira, pra fazer uma arte urbana que tem efeito 3D! Vem saber mais sobre plástico aqui na galeria

A gente vive em um só planeta, que tem recursos finitos – e espaço também. Ou seja: não adianta achar que o lixo que você gera some. Ele continua existindo por aqui, viu? E entre os lixos, o plástico é dos piores. Seguem alguns dados pra você refletir:

. Mais de 95% do lixo encontrado nas praias brasileiras é composto por plástico: garrafas, copos descartáveis, canudos, cotonetes, embalagens de sorvete e redes de pesca entram nessa conta.
. Todos os anos, os oceanos recebem cerca de 8 milhões de toneladas de lixo plástico segundo estimativas da ONU. Até 2050 pode haver mais detritos plásticos do que peixes no mar, se esse ritmo continuar! Outro problema é que os animais muitas vezes ingerem, ficam presos ou se asfixiam com os detritos – e isso pode ser fatal.
. A quantidade de plástico descartada por ano, se enfileirada, pode circular o mundo inteiro quatro vezes.
. Cobrar pelas sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais reduz o lixo plástico no mar? A resposta, segundo a revista “Science of the Total Environment”, é sim. O Reino Unido aderiu à cobrança por lei em 2015. Na média, o número de sacolas que uma pessoa de lá usa por ano caiu de 140 para 25 desde então!
. A China é o país que mais descarta lixo plástico de maneira errada. Os chineses produzem cerca de 8,8 milhões de toneladas por ano. O Brasil ocupa a 16ª posição.
. Na Noruega quase 600 milhões de garrafas pet foram recicladas em 2016 – uma taxa de reciclagem de 97%. No Brasil, pra efeitos de comparação, a proporção é de 50%.
. Um milhão de garrafas pet são usadas por minuto no mundo tudo. Um milhão!!!

Pensando nisso tudo, a gente selecionou mais conteúdo pra você procurar e ficar por dentro a respeito do lixo plástico – e de maneiras de reduzi-lo. Quer ver? Clica na foto pra acessar a galeria.

Publicidade
Publicidade

Tags:                                  

Compartilhar
Sair da versão mobile