O desabafo da modelo negra Nykhor Paul

Instagram
Nikhor Paul, a sudanesa que trouxe a questão do racismo na moda novamente à tona Próxima Ver mais fotos
Nikhor Paul, a sudanesa que trouxe a questão do racismo na moda novamente à tona

A gente sempre está de olho na questão de diversidade racial na moda – vide, por exemplo, o artigo sobre a vida profissional das modelos negras no Brasil que publicamos quase no fim do ano passado. E agora quem anda chamando a atenção por causa de um protesto que fez no seu Instagram é a sudanesa Nykhor Paul. Ela publicou uma carta aberta da qual a gente faz uma tradução livre abaixo – confira:

Queridas pessoas brancas do mundo da moda!
Por favor, não levem a mal, mas é hora de vocês se mancarem quando o assunto é a nossa cútis! Por que tenho que trazer minha própria maquiagem pra um desfile profissional quando todas as outras garotas brancas não precisam fazer nada além de aparecer, que porra é essa? Não tente fazer eu me sentir mal porque sou preta retinta, é 2015, vá pra M.A.C, Bobbi Brown, Make Up For Ever, Iman Cosmetics, Black Opal, até Lancôme e Clinique trazem [produtos indicados], e mais tantas outras. Existem tantas opções por aí pra tons de pele escuros hoje. Um bom maquiador deveria se preparar e fazer sua pesquisa antes de ir ao trabalho porque muitas vezes você sabe o que esperar, especialmente num desfile! Parem com desculpas, é insultante e desrespeitoso comigo e com minha raça, isso não ajuda, sério! Façam um esforço, ao menos! Isso vale pra NY, Londres, Milão, Paris e Cidade do Cabo mais todos os lugares que tem questões com tons de pele pretos. Só porque você somente bookou poucas de nós não significa que você tem o direito de nos fazer parecer umas rameiras. Estou cansada de reclamar sobre não ser bookada por ser uma modelo negra e estou definitivamente cansadíssima por me desculpar pela minha negritude!!!! Moda é arte, arte nunca é racista, deveria ser inclusiva pra todos, não somente pra brancos, porra, nós começamos moda na África e vocês modernizam e copiam! Por que não podemos ser parte da moda total e igualmente?

Várias questões emergem aí no texto, mas parece que a 1ª deixou internautas especialmente incomodados – ela precisa levar a maquiagem dela porque eles não possuem maquiagem própria pra pele negra no backstage?! Com isso, Nikhor acabou ganhando destaque, virando uma porta-voz contra o racismo – seu desabafo saiu no Insta faz um mês e agora o “Style.com” fez uma entrevista com ela. Entre suas respostas, ela coloca mais lenha no seu discurso, com declarações do tipo: “Clientes podem ter uma visão estreita de beleza, mas agências também. Fui dispensada direto por agências de Londres porque eles falavam, ‘oh, já temos uma garota negra como você’. E aí eu procurava e via que ela não era nada como eu. Ainda existe a ideia de que se você tem duas garotas negras, uma substitui a outra. Quando você tem um quadro com uma centena de garotas e só um punhado é de minorias, algo está errado”. Ela também pede que os castings não se baseiem na diversidade só esporadicamente, mas com constância. E aí, o que você acha de todo esse debate? Na galeria, você ainda confere todo o talento de Nikhor – clica na foto pra ver!

Tags:                  

Compartilhe Imprimir Google + Pinterest Whatsapp

Escolhas da Lilian

Últimas