Categorias: Recicle-se

Não quero mais essa camiseta, e agora?

04.06.2019

Os americanos reciclam apenas 15% das roupas usadas por eles

A gente falou aqui nesse link sobre o relatório “A nova economia têxtil: Redesenhando o mundo da moda”, divulgado pela Fundação Ellen MacCarthur. Nessa semana do meio ambiente, quero contar mais fatos pra vocês sobre os impactos da indústria da moda, tanto de quem produz quanto de quem consome. Os números abaixo mostram que a gente como consumidor faz muito pouco ainda… Então, como dizia minha avó, se o exemplo começa em casa, mãos à obra! 

Reprodução

Importante a gente saber de onde vem nossa roupa – mas também pra onde vai na hora de descartá-la!

  • Das mais de 16 milhões de toneladas (!!!) de lixo têxtil produzidas nos Estados Unidos em 2014 (de lá pra cá esse número com certeza aumentou), apenas 2,62 milhões de toneladas foram recicladas. E 3,14 milhões de toneladas foram queimadas para geração de energia e 10,46 milhões de toneladas foram pra aterros sanitários, segundo a Environmental Protection Agency.
  • Nos EUA, é comum jogar a roupa fora, simplesmente. Apenas 15% das roupas usadas por eles são recicladas, enquanto a média de reciclagem dos fabricantes já chega a 75%.
  • Hoje quase 100% das roupas podem ter um destino de reciclagem.
  • A vida útil de uma roupa é de 3 anos. Se aumentássemos em apenas 3 meses, isso já reduziria a pegada hídrica e de caborno em torno de 8%.
  • A reciclagem de 2 milhões de toneladas de roupa por ano nos EUA equivale à poluição causada por 1 milhão de carros nas ruas por lá.    
  • Agora que você já sabe de tudo isso, pensa bem pra onde você vai mandar aquela camiseta que você não quer mais, tá! 

Tags:                        

Compartilhar