Categorias: Recicle-se

Bally coleta 2 toneladas de lixo no monte Everest!

26.07.2019

O “engarrafamento” de turistas no Monte Everest – e muito lixo junto

A montanha mais alta do mundo, o Everest, talvez esteja se tornando a mais suja também. Mas para evitar isso, a marca suíça Bally escalou literalmente um time para coletar todo lixo deixado pelos turistas na temporada deste ano. Resultado: 2 toneladas de plásticos, alumínios e dejetos em geral!

A Bally escalou uma equipe para coletar todo lixo deixado pelos turistas no Everest

A iniciativa, chamada Peak Outlook, tem a ver com a história da marca, fundada em 1851 pelos irmãos Bally. Foi com a bota Reindeer Himalaia que a dupla Tenzig Norgay e Edmund Hillary chegou ao topo da montanha pela primeira vez em 1953, a 8.848 metros de altura – o local é chamado pelos tibetanos como Deusa Mãe do Mundo! De lá pra cá, a escalada virou objeto de desejo de alpinistas e turistas amadores, que só podem subir acompanhados de um shepar (guia local).

Divulgação

O projeto, Peak Outlook, coletou quase duas toneladas de lixo!!!

E olha que bacana: o filho de Norgay, Jamling, se juntou à Bally nessa expedição até a região conhecida como “zona da morte” – a temporada deste ano foi uma das mais letais e lotadas dos últimos tempos. Devido à condições meteorológicas, vários grupos foram cancelados o que concentrou o número de visitantes num mesmo período e, com isso, as condições da escalada ficaram prejudicadas. Num único dia, por exemplo, mais de 23 mil pessoas iniciaram a escalada e tiveram que esperar horas no “engarrafamento” nas alturas, sob baixa preso atmosférica.

Para promover a campanha por um Everest mais limpo, a Bally está lançando essa camiseta!

Para promover o projeto, a Bally também está lançando a camiseta “No Mountain High Enough” (você pensou Marvin Gaye? Acertou!), de algodão orgânico certificado, que estará à venda no site da marca por US 100!

Aqui a primeira dupla a escalar o ponto mais alto do Everest, a zona da morte, em 1953 – ele usava uma bota Bally

Esta é uma reedição da bota Rendeer Himalaia, usada pelos alpinistas Norgay e Hillary em 1953

Tags:          

Compartilhar