O grupo Kering, dono de marcas como Gucci, sai na frente na indústria da moda e é uma das empresas mais sustentáveis do mundo
O grupo francês de luxo Kering (que possui empresas como Gucci, Saint Laurent, Bottega Veneta e Alexander McQueen) está entre as 10 empresas mais sustentáveis do mundo, segundo o ranking anual Global 100 da Corporate Knights, um índice ambiental muito respeitado no mundo todo.
A lista, que foi criada em 2005, analisou mais de 8 mil empresas, classificando seu desempenho de sustentabilidade a partir de critérios como recursos, funcionários, gestão financeira, investimento e desempenho.
Centro de inovação do grupo Natura &Co – a empresa brasileira é a primeira de beleza na lista!
O Kering tem priorizado a sustentabilidade em sua estratégia de negócios – inclusive capitaneou o Fashion Pact (saiba mais aqui). Em 2011 o grupo desenvolveu uma metodologia para medir seus lucros e perdas ambientais quantificando seu impacto no meio ambiente. Na ferramenta, a Kering consegue medir suas emissões de carbono, consumo de água, poluição do ar e da água, uso do solo e produção de resíduos. Eles querem reduzir seu impacto ambiental em 40% até 2025 – isso sim é meta!
O Brasil também marca presença: Banco do Brasil e Natura&Co estão na lista. O Banco do Brasil ganhou a 3ª posição, justificada pelo investimento e empréstimos para produção de energias renováveis, construção e agricultura sustentável e outros. Já o grupo Natura&Co (composto pela marca homônima, Avon, The Body Shop e Aesop) ficou em 42º lugar -mas é a 1ª empresa com foco apenas em beleza da lista. Com a iniciativa Compromisso com a Vida, o Natura & Co se compromete com questões urgentes do mundo como crise climática e proteção da Amazônia, igualdade e inclusão, economia circular e de regeneração. Você pode descobrir mais sobre a classificação anual Global 100 da Corporate Knights de 2021 e seus integrantes neste link!