Categorias: Recicle-se

Ser Sustentável com Estilo, o instituto

20.01.2011

Chiara Gadaleta não está de brincadeira quando diz que quer mudar a moda e ser a voz de uma nova era. Há 4 anos a stylist se dedica a projetos que unem moda e sustentabilidade – os Bazares Sustentáveis e a linha reciclada de sua marca, a Tarântula, são exemplos. Ambos são parte de um movimento, batizado “Ser Sustentável com Estilo“, que agora atua como ONG, através do Instituto Ser Sustentável com Estilo, lançado nacionalmente com desfile no Rio no dia 13/01.

Ela conversou com o Blog LP sobre a nova etapa e disse que um de seus principais focos é fazer a sustentabilidade ser vista com outros olhos. “Há um ano eu já pensava em estruturar o projeto, queria organizar as coisas, porque as pessoas já trabalhavam sozinhas em várias partes do país. Conheci a Viviane (Martins, parceira de Chiara no instituto) durante um seminário de Cultura de Moda em Salvador no ano passado e juntamos a minha vontade com o know-how dela nas questões políticas da ação”.

Formou-se o que ela define como um grande pólo de comunicação voltado pra capacitação de profissionais ligados a projetos de preservação do meio ambiente e trabalhos sociais. Pra participar, basta entrar no blog e se cadastrar. Entre os nomes que integram essa 1ª lista do Instituto estão Lourdinha Oliveira (PE), Luciana Galeão (BA), Flavia Aranha (SP), Osklen – Instituto e (RJ), Ronaldo Fraga (MG), Ronaldo Silvestre (MG), Patricia Moura (PE), Vitorino Campos (BA), Marcia Ganem (BA), Kalina Rameiro (PI), Thiana Santos (PE) e Plant Your Tree (SP).

Eles participarão de ações em todo o Brasil ao longo do ano. Na agenda já consta exposição no evento Dragão Fashion, de Fortaleza, e um seminário em parceria com a Secretaria do Ambiente do Rio. Em tempo: o Instituto Ser Sustentável com Estilo terá 2 sedes físicas, uma no Rio e outra em SP. Mas onde encontrar os produtos dos integrantes? “Vamos lançar um e-commerce no blog no próximo mês”. E Chiara garante: “Não queremos aquela ideia antiga de produção artesanal – pra participar tem que ser tudo muito bom, muito lindo”.

Tags:            

Compartilhar