A corrida da moda contra seu impacto negativo no meio ambiente ganha um novo capítulo com o anúncio da Gucci, que conseguiu superar agora os objetivos do Gucci Equilibrium Impact, que estavam previstos apenas para 2025. O projeto conta inclusive com redes sociais e site próprio, praticando a transparência intrínseca ao tema.
Entre as mudanças adotadas pela marca, a análise de EP&L (ganhos e perdas ambientais) aponta uma redução de 44% na pegada ambiental em 2020 em comparação com 2015 e uma diminuição de 47% em sua emissão de gases de efeito estufa. Vale lembrar que a Gucci assinou o Fashion Pact em 2019 ao lado de outros grandes nomes da indústria.
A marca italiana obteve também a certificação de sustentabilidade ISO 20121 em seus eventos e desfiles, e investiu em agricultura regenerativa e na proteção e restauração de mais de 1,9 milhão de hectares de florestas mundo afora. Além disso, 93% do consumo de energia de sua operação total são de fontes renováveis, com meta pra ser 100% em 2022.
Outra ação importante é a parceria com o re-commerce The RealReal, para a venda de itens de luxo usados, promovendo a economia circular. No impacto social, a Gucci foi eleita o melhor lugar para se trabalhar na Itália (Best Workplace 2020) e destinou US$ 17,5 milhões (ou R$ 88,5 milhões) para projetos ligados à igualdade de gênero. Pra ter acesso ao relatório completo, só clicar aqui!