O que o fast-fashion tem de eco?

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A campanha de outono-inverno 2011/12 da Conscious Collection, da H&M

O fast-fashion é tratado como grande vilão quando o assunto é consumo consciente. Há quem defenda a oportunidade de se comprar mais por menos, numa democratização da moda. O fato é que o problema não está necessariamente em colocar novas tendências no mercado numa velocidade rápida, e sim no que isso causa pro meio ambiente, visto que são mais roupas produzidas em larga escala, com maior emissão de poluentes. E como diminuir isso?

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A Uniqlo responde que é fazendo seu armário girar, reciclando as roupas que não usa mais. Desde 2001, a empresa faz projetos de reciclagem e a partir de 2006 começou sua campanha All-Product Recycling, que agora se estende aos EUA, Inglaterra e França. Funciona assim: os consumidores separam as roupas da marca que compraram e não querem mais e depositam em caixas localizadas nas lojas. A partir daí, é selecionado o que não está mais em condições de uso, que vai pra reciclagem industrial, e o que ainda pode ser usado, que é doado pra agências de refugiados como a UNHCR, da ONU.

E a H&M, que se envolveu em polêmica com sua Garden Collection, em 2010, recomeçou do zero com uma nova linha, a Conscious Collection, que abrange produtos femininos, masculinos e infantis, todos produzidos com tecidos eco. Fora as roupas, a rede sueca também investe em ações conscientes por meio de um programa de sustentabilidade que inclui a redução de emissão de químicos durante o processo de fabricação segundo as normas sugeridas pelo Greenpeace, o apoio a iniciativas de distribuição de água potável da UNICEF e a reestruturação de sua logística de transportes pra reduzir impactos. Essas ações estruturais fazem menos barulho do que a coleção que você vê aí na galeria, mas são, de fato, o que faz efeito a longo prazo!

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