Fashion Business: economia criativa em pauta

Ag Fotosite/DivulgaçãoArtesanato em pauta: do MTP pro Fashion Business

O Minas Trend Preview é o evento que dá a largada pra temporada de primavera-verão 2011/12, seguido de perto pelo Fashion Business. E além de apontar as tendências do varejo pra essa temporada, as marcas do evento mineiro mostraram seu esforço em trabalhar técnicas artesanais dando valor agregado a elas.

De BH pro Rio, o assunto é o mesmo. Em entrevista coletiva sobre a bolsa de negócios carioca, Eloysa Simão adiantou que um dos focos do evento é trazer o artesanato pro mundo da moda e incluir cooperativas de trabalho como um dos braços fortes da indústria. “O artesanato é a nova alta-costura“, disse Eloysa, diretora do evento que nesta edição tem o tema “Trans-Formação“.

Na prática, isso significa a participação de ONGs focadas em moda sustentável expondo seus trabalhos num lounge de economia criativa. São elas: Redeiras, Ciclo Ambiental, As Charmosas e Projeto Rio EcoSol. Também tem uma galeria voltada pro artesanato, organizada por Cristina Franco, que dá palestra sobre o assunto no dia 27/05, discutindo as formas de tornar o processo mais sustentável dentro da moda brasileira. “Queremos mostrar que o artesanato é a nossa identidade, tem a cara do Brasil, está no nosso DNA. É um ativo cultural, que pode representar uma enorme geração de renda, mas com mão-de-obra extremamente mal utilizada”, nas palavras de Cristina.

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