Exposição na Bélgica exibe roupas de vítimas de estupro

23.01.2018

“Mas o que você estava vestindo?” Essa, infelizmente, é uma das perguntas mais comuns feitas às vítimas de violência sexual na hora de uma denúncia. E revela um pensamento absurdo: de que o ataque pode ter sido motivado pela roupa que a vítima estava vestindo. O pior é a ideia, ainda muito concreta numa sociedade machista, de que escolha da roupa feita por quem sofreu a violência justificaria o crime!

Pra contradizer essa ideia, o Centre Communautaire Maritime em Bruxelas lançou uma exposição com peças que mulheres estavam usando quando foram estupradas. Intitulada “A culpa é minha?“, a exibição tem pijamas, moletons e até uma camiseta infantil do desenho animado “My Little Pony”. 

Confira: Terry Richardson banido da “Vogue” e da Condé Nast

“A maioria das vítimas sabe exatamente o que estavam usando naquele momento. Elas começam a pensar que são em parte responsáveis pelo que aconteceu. Mas só há uma pessoa responsável, uma pessoa que pode prevenir o estupro: o próprio estuprador. O que você percebe imediatamente ao caminhar pela exposição é que são todas peças de roupas muito normais, que qualquer um usaria”, conta Liesbeth Kennes do CAW East Brabant, um grupo de apoio à vítima que organiza a mostra. O resultado é forte, impactante e esclarecedor. Na galeria você confere mais – clica na foto pra ver.

Tags:                

Compartilhar