“Commonwealth Fashion Exchange” celebra o artesanato

01.03.2018

A Commonwealth é um organização intergovernamental formada pelo Reino Unido e suas ex-colônias, que dividem alguns ideais de democracia e sociedade mas que não configuram uma união política. Ao todo são 52 membros independentes, entre eles países como Austrália, Canadá e África do Sul.

Confira: Rainha Elizabeth 2ª vai na Semana de Moda de Londres!

Pra celebrar a moda e incentivar novas parcerias, Livia Firth, criadora do Eco Age, uma consultoria que ajuda marcas e empresas com soluções de sustentabilidade, uniu forças com Patricia Scotland, secretária-geral da Commonwealth, pra um projeto muito bacana: o Commonwealth Fashion Exchange, que propõe uma troca entre estilistas e artesãos desses países.

A iniciativa virou uma exposição com 30 looks incríveis: Stella McCartney, por exemplo, criou um vestido com uma seda produzida com técnicas antigas de tecelagem manual e tingida naturalmente por artesãos de Tamil Nadu na Índia; a estilista Karen Walker trabalhou em parceira com uma comunidade de mulheres das Ilhas Cook; Bibi Russell, que é do Bangladesh, usou o tecido jamdani, considerado “Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade” pela Unesco.

Veja também: exposição na Bélgica exibe roupas de vítimas de estupro

As criações estão expostas na Australia House em Londres até 6/03 e depois vão pro Encontro dos Chefes de Governo da Commonwealth, também na capital britânica, em abril. A festa de abertura aconteceu no Palácio de Buckingham e contou com a presença de Kate Middleton, a Duquesa de Cambridge – na galeria você confere mais fotos! Clica na imagem pra ver!

Tags:                                

Compartilhar