Categorias: Recicle-se

Ecobags 1 x Sacolas Plásticas 0

22.05.2011

ReproduçãoAdeus, sacolas plásticas!

É o fim da sacola plástica? Quando entrei na campanha promovida pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente de SP, em 2007, criando a exposição e o livro “Ecobags – Moda e Meio Ambiente“, esta hipótese era totalmente utópica. Mas hoje estamos comemorando! A prática de venda das sacolas em seu ponto de distribuição já é fato em estabelecimentos de cidades como Paris, Jundiaí e Belo Horizonte. E a regulamentação chega agora à cidade de SP, com projeto de lei sancionado pelo prefeito Gilberto Kassab na última 5ª feira (19/05), que passa a valer em 2012.

A medida determina a substituição das embalagens plásticas por similares biodegradáveis (feitas com amido de milho, cana e outros), que devem ser vendidas pelo preço de custo (algo em torno de R$ 0,19, valor já estabelecido em Jundiaí), e não mais distribuídas pelas lojas. Desta forma, o consumidor vai ter que dar prioridade a carrinhos de compra, caixas de papelão e ecobags – alguns já estão inclusive usando o velho e bom jornal pra lixo de cozinha e banheiro.

O Governo de SP quer a expansão estadual da lei, e já firmou acordo amigável com a Associação Paulista de Supermercados (APAS). Claro que a medida está gerando polêmica ressaltada pela Abief (dos produtores de embalagens plásticas flexíveis). Entre os argumentos deles, o custo repassado pro cliente final que, a partir de agora, vai ter que comprar o recipiente pra transportar suas compras e depositar seu lixo (calcula-se em R$ 11/mês). Mas diante de um redução de cerca de 2,4 bilhões de sacos plásticos distribuídos por mês pelos mercados no Estado – que em algum momento seriam descartados também pelo consumidor -, acho que vale a pena, não?

E você, já aderiu à ecobag? O que você acha da medida? 2012 vem aí!

Tags:                      

Compartilhar