Categorias: Recicle-se

O requinte de ser ecológico

25.08.2009

Aurea CalcavecchiaLilian, Jackson Araújo, Eduardo Jorge e Fernando Campana

O lançamento do livro “Ecobags – Moda e Meio Ambiente“, organizado por Lilian, teve mesa redonda pra falar sobre a relação entre moda, design e consciência ecológica com convidados: Isabela Capeto, Oskar Metsavaht, o Secretário Municipal do Meio Ambiente Eduardo Jorge e os irmãos Campana.

A discussão girou bastante em torno do engajamento verde e da mudança de percepção em relação ao assunto. Oskar lembrou que na década de 90 as pessoas engajadas ainda tinham uma imagem cafona, de “ecochatas“, e que a moda transformou isso, fez com que a sustentabilidade se tornasse uma “proposta cool“.

Aurea CalcavecchiaIsabela Capeto, Lilian e Jackson

O interessante é que tanto os Campana quanto Isabela Capeto afirmam que, no começo, o uso de materiais alternativos no trabalho deles é ligado também à falta de recursos, e não somente ao princípio de reciclagem e reutilização. A estilista, por exemplo, trabalhava com o carne seca, tecido de teste de estampa: “Lavava, amaciava pra deixá-lo mais usável”. Além disso, rebordava jaquetas, usava (e usa) cooperativas… “A peça acaba contando mais de uma história, é mais chique”. Fernando Campana lembrou que o Brasil não é um país altamente industrializado – uma das características do trabalho deles é inclusive a manufatura, trazendo sofisticação pro artesanal e dando autoestima. Tudo a ver com consciência socioambiental!

Aurea CalcavecchiaA “mesa”, que não tinha mesa mas tinha debate!

A mensagem que ficou? Nobre é se preocupar com o futuro do planeta. E você, o que tem feito a respeito disso?

Tags:            

Compartilhar